Aprender a impor os limites e a respeitar os limites dos outros. É esta a missão assumida por Rachel Brian em “O Teu Corpo é Teu” (Nuvem de Letras, 2020), um pequeno livro ilustrado unicamente usando o preto e o verde e que, com muito humor, sentido informativo e o espírito da banda desenhada, serve para tanto pais como professores falaram sobre consentimento com as crianças – o livro está recomendado para catraios entre os 6 e os 12 anos.
Com a promessa de histórias, ideias, parvoíces e uma mini-BD, Rachel ajuda-nos a compreender se se deve dizer sim ou não, a construir relações fortes ou a saber onde se poderá ir em busca de ajuda, definindo os limites em relação ao nosso corpo mas, também, reflectindo sobre o comportamento em relação aos outros, ajudando-nos a sentir seguros, respeitados e donos do nosso corpo.
Entre as perguntas colocadas, para as quais se obtém aqui resposta, estão estas: O que é o consentimento? O que é pôr barreiras? Como posso ajudar os meus amigos? O que orna uma amizade saudável? É aceitável ser-se ferido por pessoas/texugos? Pode-se mudar de ideias?
Fala-se de fronteiras – que variam de acordo com as pessoas -, de limites, de confiar no instinto, de rejeitar a atenção que parece errada, da importância de se ser claro e directo, de se dizer o que sente, de ouvir os outros, de cultivar amizades saudáveis e de olhar para a confiança como algo que não dura para sempre.
Rachel Brian é fundadora, proprietária e animadora dos Blue Seat Studios. É conhecida sobretudo pelo seu trabalho em Tea Consent e Consent for Kids, dois vídeos curtos que explicam o que é o consentimento, que foram já traduzidos para mais de vinte idiomas e tiveram mais de 150 milhões de visualizações em todo o mundo. Artista desde sempre, foi investigadora e professora, tendo ensinado Fisiologia, Biologia e Matemática a alunos do ensino secundário e universitário. Vive em Providence, Rhode Island, com os três filhos e um cão adorável que, a acreditar nos relatos, é um pouco para o feiote.
Sem Comentários