No próximo dia 10 de Novembro, o Centro de Congressos e Reuniões do CCB recebe, resultado de uma parceria entre o Centro Cultural de Belém e o Centro Nacional de Cultura – e no âmbito do ciclo Literatura e Pensamento -, o Dia Literário Ferreira de Castro, numa homenagem onde estarão presentes vários especialistas na sua obra, nomeadamente Guilherme d’Oliveira Martins, Ricardo António Alves, Fernando Cristóvão, Miguel Real, António Cândido Franco, Ana Cristina Carvalho, José Maria Silva Rosa, Pedro Calheiros, Annabela Rita e Carlos Jorge F. Jorge. Será ainda exibido um excerto do filme Terra Fria, de António Campos.
Ferreira de Castro (1898-1974) continua a ser um dos autores portugueses com maior divulgação internacional, autor de livros como “A Selva” (1930), a sua obra mais conhecida e reveladora de uma densidade literária, cultural e humana, acompanhando a experiência brasileira do seringal, da extração da borracha, no Pará, baseada na vida vivida pelo muito jovem emigrante que o escritor foi – e que recebeu vénias de pares como Jorge Amado, Albert Camus, Stefan Zweig ou Vitorino Nemésio.
A entrada vale 3€ e pode ser comparada aqui. Fica o programa completo.
15:00 | Abertura
Guilherme d’Oliveira Martins
15:15 | 1.º Painel
Ricardo António Alves: «Para uma biografia de Ferreira de Castro» Fernando Cristóvão: «Os romances ‘brasileiros’ de Ferreira de Castro» Miguel Real: «A Selva, de Ferreira de Castro»
16:00 | 2.º Painel
António Cândido Franco: «As ideias libertárias de Ferreira de Castro» Ana Cristina Carvalho: «Terra Nativa: A paisagem portuguesa na ficção castriana» José Maria Silva Rosa: «A Curva da Estrada, de Ferreira de Castro»
16:45 | Intervalo
17:15 | 3.º Painel
Pedro Calheiros: «Ferreira de Castro, do naturalismo ao neo-naturalismo neo-realista» Annabela Rita: «Ferreira de Castro: na ‘volúpia e tortura de criar e realizar-[s]e’» Carlos Jorge F. Jorge: «O romance castriano no âmbito da literatura ocidental de entre as duas Guerras»
18:00 | Visionamento de excerto do filme de António Campos, Terra Fria.
18:20 | Encerramento
Sem Comentários