Tem sido um ano bom para os fãs portugueses do empreendimento Star Wars. Aproveitando a comemoração dos 40 anos desde que a saga chegou às salas de cinema, os CTT lançaram uma muito catita colecção de selos. Na sétima arte, “Os Últimos Jedi” estreia a 14 de Dezembro, tendo sido anunciada uma nova trilogia depois desta terminar. E, quanto à Literatura, a Planeta tem vindo a publicar título atrás de título deste universo – só este ano tivemos BDs dedicadas a Darth Vader, Lando e Chewbacca. A cereja no topo da Millennium Falcon chegou, porém, dentro de uma caixa que esconde fios de lã de seis cores, duas agulhas, dois pares de olhos de plástico e enchimento. O nome da brincadeira? “Star Wars Figuras de Crochet” (Planeta, 2017), de Lucy Collin, que já antes havia criado padrões para o livro “Hollywood Crochet”.
O conjunto vem acompanhado de um livro de 80 páginas, que mostra os princípios básicos do crochet, partilha fotografias a cores das técnicas básicas e revela alguma da terminologia ligada a este mundo.
Ao todo são apresentados 12 projectos em crochet com personagens dos filmes originais: Jawa, BB-8, Rey, Finn, Dameron Poe, Kylo Ren, Obi-Wan Kenobi, Lando Calrissian, Admiral Ackbar, Nien Nunb, Banda da Cantina e Greedo. E, apesar de os materiais incluídos servirem apenas para fazer um Jawa e um BB-8, bastará uma ida à loja de lãs e botões mais próxima para continuar a saga das agulhas.
Será, porém, aconselhável recorrer à mãe, à avó ou a um outro mestre do tricot familiar, uma vez que o lado negro da azelhice – e o desespero perante as instruções – pode fazer das suas. Que a Força do Crochet esteja convosco.
Sem Comentários