That’s the difference between me and the rest of the world! Happiness isn’t good enough for me! I demand euphoria!
Nome: Simplesmente Calvin.
Ocupação: Ser uma criança de 6 anos, em todo o seu esplendor e glória.
Características: Calvin é um miúdo inteligentíssimo e dotado de uma imaginação sem limites. Reúne em si características que fazem inveja a qualquer adulto (é filosófico e aventureiro), mantendo sempre o seu lado de criança bem presente (não gosta de banhos, nem da escola).
Criação: Foi criado por Bill Watterson, tendo surgido numa tira de BD, pela primeira vez, em 18 de Novembro de 1985. Continuou a ser publicado até 31 de Dezembro de 1995, data escolhida pelo seu criador para finalizar estas imortais aventuras.
Companheiros: Devem existir poucas relações que tenham a intimidade e amizade que Calvin e Hobbes possuem. No momento em que Calvin deu “vida” ao seu tigre de peluche, Hobbes tornou-se imediatamente um ser com vida e consciência nos nossos corações, e ai de quem diga o contrário.
Habilidades especiais: A imaginação de Calvin é capaz de alterar a realidade ao nível molecular (pelo menos na sua cabeça). Graças a isso criou variados alter-egos, tais como o super-herói “Homem Estupendo”, o astronauta “Spiff” ou o detective “Tracer Bullet”.
Utensílios: Qualquer objecto nas mãos de Calvin pode tornar-se em qualquer coisa que ele deseje. Um bom exemplo disso é a sua famosa caixa de cartão, a prova de que os melhores brinquedos podem ser as coisas mais simples. Em termos de meios de transporte está sempre munido do seu trenó, tobogã ou carrinho (consoante a estação).
Principais vilões: A escola.
Interesses Amorosos: Ele nunca o vai admitir, mas a Susie, claro.
Influências: Algumas das maiores influências de Watterson, tanto em termos de conteúdo como de estrutura, encontram-se em trabalhos como “Mafalda” de Quino, “Pogo” de Walt Kelly ou “Peanuts” de Charles M. Schulz.
Curiosidades: Calvin foi baptizado a partir de John Calvin (século XVI), um importante pastor e teólogo francês durante a reforma protestante. O nome Hobbes veio do matemático e filósofo político inglês, Thomas Hobbes (século XVII). Ao longo destas aventuras é mencionado, por vezes, um famoso incidente com noodles que Calvin sofreu no passado. Trata-se de um mistério que Watterson nunca revelou, tendo-se tornado numa famosa piada recorrente na série.
Adaptações: Bill Waterson chegou a manifestar o seu interesse e admiração pela animação, mostrando-se aberto à possibilidade de adaptar estas personagens para esse formato, contudo tal nunca aconteceu. Watterson confessou ter alguns receios em trabalhar com uma equipa de animação, uma vez que sempre fez tudo sozinho, e só a ideia de escolher uma voz para a personagem de Calvin já era assustadora o suficiente.
Onde começar a ler: Ao todo existem 18 volumes que compilam todas as tiras de “Calvin and Hobbes”, e qualquer um pode ser lido sem conhecimentos prévios dos outros. Bill Watterson conseguiu reunir ao longo destes 10 anos uma qualidade invejável de fantásticas histórias. Por isso, cada leitor poderá ter a sua preferência por um determinado volume, mas a verdade é que são todos excelentes. Quem fizer questão de começar pelo início, só tem de procurar o volume cujo título é apenas “Calvin and Hobbes” (em português tem o subtítulo “E Foi Assim que Tudo Começou”, tendo sido re-editado pela Gradiva recentemente).
Sem Comentários