Falsidade e Verdade na Ficção Literária. Está dado o mote para a edição deste ano do Festival Literário da Madeira que, entre os dias 11 e 16 de Abril, levará à ilha uma semana de encontros, debates, espetáculos, sessões de autógrafos e outros momentos sempre com a literatura à espreita.
Para esta 6ª edição está já confirmado um nome de peso: Mia Couto (n. 1955), o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no estrangeiro, com uma obra literária extensa e diversificada que inclui poesia, contos, romance e crónicas – e que tem sido reconhecida por leitores e pela crítica.
Escritor que, no que diz respeito a prémios, tem já estatuetas suficientes para encher uma pequena vitrina: Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos (1995), Prémio Vergílio Ferreira (1999), Prémio Mário António (2001), Prémio União Latina de Literaturas Românicas (2007), Prémio Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura, na Jornada Nacional de Literatura (2007), Prémio Eduardo Lourenço (2001) e ainda o Prémio Camões (2013) e o Neustadt International Prize for Literature (2014).
Já no panorama musical está confirmada a presença de Jorge Palma, com um concerto agendado para dia 15 de Abril. Com mais de 40 anos de carreira, Palma vestiu a pele de compositor, poeta, intérprete e pianista, tendo vencido o prémio José Afonso em 2002 e, em 2008 e 2012, o Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete. Pelo seu último disco “Com Todo o Respeito” foi ainda galardoado pela SPA com o prémio Pedro Osório. À Madeira leva o seu espetáculo trio acústico em que se faz acompanhar por Vicente Palma (guitarra, piano, voz) e Gabriel Gomes (acordeão). Os bilhetes têm um preço único de 20€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias (Tel.: 291 215 130 | Email: teatro.municipal@cm-funchal.pt).
Sem Comentários