Entre 10 e 16 de Maio, o festival LeV – Literatura em Viagem regressa a Matosinhos numa edição que vai reunir mais de vinte convidados de três diferentes continentes, com destaque para as presenças dos escritores John Banville e Yann Martel.
Uma das novidades desta edição, a 15ª, é o prolongamento dos habituais três para sete dias, repartidos entre o presencial e online. De segunda a sexta-feira, o LeV terá uma presença exclusivamente online e, no sábado e domingo, realizar-se-á no Teatro Municipal de Matosinhos, com a presença de público.
O festival vai receber os brasileiros Conceição Evaristo, Itamar Vieira Júnior e Milton Hatoum, o português Carlos Tê e a cientista Elvira Fortunato – Prémio Pessoa 2020 -, além dos dois prémios Booker: o irlandês John Banville, que escreveu “Mar” e “Doutor Copérnico”, e o autor de “A Vida de Pi”, Yann Martel, nascido em Espanha e naturalizado canadiano.
“A Vida de Pi”, que deu origem a um filme distinguido com quatro Óscares em 2013, foi o primeiro livro de Yann Martel a ser editado em Portugal, sucedendo-se títulos como “As Altas Montanhas de Portugal” ou “Beatriz e Virgílio”. Já o irlandês John Banville tem no currículo uma vasta obra, da qual fazem parte obras como “Doutor Copérnico” (Prémio James Tait, 1976), “Kepler” (Prémio de Ficção do jornal The Guardian, 1981) ou “O Mar” (Prémio Booker, 2005). Banville nasceu em Wexford, na Irlanda, em 1945. Na sua vasta e premiada obra destacam-se ainda “Fantasmas”, “O Intocável” e “O Livro da Confissão” (finalista do Booker, em 1989). Em 2014, o romancista foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras.
Entre as diferentes actividades constam as entrevistas de vida, exposições, homenagens e concertos da Orquestra Jazz e do Quarteto de Cordas de Matosinhos. O Deus Me Livro irá transmitir algumas das sessões, fiquem atentos à nossa página de facebook.
Sem Comentários