Raquel da Silva Fernandes nasceu em 1989 no Porto, mas é como Raquel Sem Interesse que assina este divertido “Vida de Adulta” (Suma de Letras, 2020), que promete – e cumpre – histórias para nos rirmos da triste vida de uma jovem precária sem paciência e ainda menos dinheiro. Raquel licenciou-se em Artes Plásticas Multimédia na FBAUP, em 2012, e tirou o mestrado em Ilustração e Animação através do IPCA, onde descobriu uma paixão muito particular pelo cartoon. O gosto pelo desenho e pela criação de personagens – ou bonecos, com gosta de lhes chamar – conduziu-a ao território das tiras cómicas, lugar onde surgiu o projecto Histórias Sem Interesse, que começou como um trabalho para a disciplina de Ilustração e avançou depois para o projecto final do seu mestrado.
Mas quem é então esta Quica, que antes de chegar ao papel tinha já deixado a sua marca nas redes sociais, feiras de ilustração independentes e através de uma colaboração com a plataforma digital do Correio do Porto, onde durante o período de 2016 a 2018 teve direito a tiras quinzenais? Nada mais nada menos do que o alter ego de Raquel, uma mulher igual a tantas outras mulheres e homens: trabalha horas a mais num emprego que trocaria na boa por um outro que fosse um pouco melhor, perde-se em dilemas existenciais, gosta de uma boa noitada, tem um problema sério com as fotografias e não retém uma asneira que seja boa de dizer.
Com Quica entramos no mundo das filas de supermercado, enfrentamos a sempre tramada consciência, marcamos consulta no ginecologista, vamos com motivação q.b. a uma série de entrevistas de emprego, conhecemos o sempre incrível – e apertado – mundo dos transportes colectivos, aceitamos trabalhos precários e temporários sem pensar duas vezes, acusamos a pressão externa da maternidade e, naquele dia em que vestimos umas cuecas com buracos – as únicas lavadas -, cruzamos os dedos para que não seja desta que um romance mais atrevido decida aparecer. Se ainda andam a tentar perceber o que é isso de ser adulto, “Vida de Adulta” será um bom manual e o vosso melhor companheiro de grandes infortúnios e pequenas vitórias.
1 Commentário
A vida da Quica e um bom exemplo da vida dos jovens de hoje!