Cuidado, o nosso planeta está doente. O alerta está lançado e agora é preciso agir. Que fazer primeiro? Talvez entrar no avião Pena Branca e deixarmo-nos guiar pelo poder da imaginação: basta carregar no botão e descolar.
São vários os botões que descobrimos neste Pena Branca: Hospital, Mergulhar, Voar, Rio ou Árvores, que nos ajudam a curar os males da saúde espalhados pelo nosso planeta. Ajudar é imperativo. Há sítios que “não têm médicos nem hospitais “. Há recifes de corais que estão em sofrimento e a perder as suas cores vivas. Há zonas verdes que já não são verdes. Há ecossistemas da floresta tropical que estão a ser destruídos.
Urge cuidar. O cuidar fortalece, auxilia e dignifica. Cuidar do planeta Terra permite-nos viver num sítio melhor e sermos mais Humanos – é esta a mensagem de “Vamos Curar a Terra” (Asa, 2019). A ilustração, em grandes planos mas sem grande originalidade, segue uma paleta de cores que vai variando consoante o contexto.
O livro termina com um poema e uma mensagem pessoal de Julian Lennon, filho do lendário John Lennon. A mensagem é de esperança e encorajadora, um apelo à acção ética e responsável. Não esquecendo a ideia de que as acções individuais deverão contribuir para o bem comum, para que a Natureza, a nossa casa mãe, seja tratada com carinho e todo cuidado. Só assim podemos “livrá-la para sempre do que lhe fizemos de mal”. A ética do cuidado permitirá repensar as nossas acções, os ensinamentos e os exemplos a seguir.
Julian Lennon nasceu em Liverpool, no Reino Unido. É músico, produtor musical, fotógrafo e filantropo. Em 2007 fundou a organização The White Feather Foundation, que leva a cabo iniciativas ambientais e humanitárias, actuando nas áreas da preservação da natureza, educação, saúde pública e protecção das culturas indígenas.
Bart Davis é autor tanto de romance e livros de não-ficção, nomeadamente biografias. Do seu currículo faz parte a escrita para filmes e de vários artigos de opinião. Vive em Nova Iorque.
Smiljana Coh estudou animação para cinema. Na sua arte, a ilustração, combina técnicas tradicionais com as digitais. A sua criatividade emerge da atenção que dá a cada detalhe das suas ilustrações. Vive na Croácia.
Sem Comentários