”Vamos à Praia” (Akiara, 2023) é um testemunho do que a leitura é. Para algumas pessoas, pode ser um compassivo gesto de verão. Para outras, um pretexto irrisório para viajar sem fronteiras. Para tantas, a possibilidade de vidas avessas à geografia do tempo. Neste livro encontramos provas da supremacia da infância: pegar na bicicleta, chamar pelos amigos e partir à aventura sem outra intenção senão essa: estar com quem queremos – e bem!
Por folhas pintadas a lápis de cor [e que belas, as ilustrações] acompanhamos sete amigos. A pedalar liberdade pela costa, atravessam as travessuras de um sapal onde o valor da entreajuda se revela. Pelo bosque, um bando de pássaros – estorninhos, quem sabe – anuncia as brincadeiras que estão por vir.
“Vamos à Praia” depõe a gramática da alegria dos dias longos, cúmplices em surpresas, descobertas e encantamentos [sim, no plural], reconhecendo o abraço do mar, o beijo do vento e as cócegas da areia e do sal no corpo.
Este é um livro sem palavras escritas. Este é um livro exclusivamente ilustrado. Tão bonito…
Verónica Fabregat nasceu em Castelló, em 1978. Estudou desenho e ilustração. Num caderninho que leva para todo o lado, rabisca a lápis de cor histórias coloridas e emotivas.
Sem Comentários