No próximo dia 18 de Dezembro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães realiza uma jornada multidisciplinar intitulada Vagar, dedicada ao universo editorial dentro do Museu. A palavra, o livro, a música, ocupam um lugar central nesta jornada de encontros e conversas com os mundos que emanam das edições e que tecem correspondências singulares com este espaço. Segundo a organização, “Vagar é uma rede de empatias geradas a partir das publicações na contramão de um consumo cultural acelerado, vendo o seu foco orientado para essas formas de circulação e difusão assentes num ritmo que nos permite outras percepções e ligações“.
Ao longo de todo o dia, é neste horizonte que o CIAJG, em Guimarães, apresenta a sua nova linha editorial com o lançamento do catálogo da exposição “Complexo Colosso“, uma Feira de Publicações Independentes com uma constelação de editores, descontos nas edições d’A Oficina e a banda vimaranense Unsafe Space Garden a actuar na Black Box. Um dia de entrada gratuita, em que o público volta a ser convidado a visitar as exposições e colecções do museu.
No programa desta jornada multifacetada realizam-se variadas e distintas actividades que se cruzam com o devido vagar. Entre as 14h30 e as 20h00, acontece uma Feira de Publicações Independentes que convoca para o espaço deste museu cerca de 30 editoras independentes da região e que incluirá, também, descontos nas edições d’A Oficina.
Às 17h00, apresenta-se a nova linha editorial do CIAJG com o lançamento do catálogo da exposição “Complexo Colosso” (mostra actualmente patente neste espaço), acompanhado por uma conversa com Marta Mestre (curadora-geral do CIAJG) e Ángel Calvo Ulloa (curador da exposição “Complexo Colosso”) que abordará o processo editorial deste catálogo e discutirá a complexidade narrativa e política dos relatos e das ficções no espaço do museu.
O catálogo da exposição “Complexo Colosso” é assim a primeira publicação do novo projecto editorial do CIAJG, intitulado ‘Nas margens da ficção’ (2020-2023) e referente às exposições realizadas entre Abril de 2021 e Abril de 2022, contemplando ainda o lançamento de oito novas publicações até abril de 2022. Estas publicações referem-se às exposições individuais e colectivas dos artistas participantes do programa artístico ‘Nas margens da ficção’, entre eles Fernão Cruz, Priscila Fernandes, Pedro Henriques, Francisca Carvalho, e o próprio José de Guimarães.
Este mesmo catálogo a ser lançado neste dia 18 de Dezembro reúne ensaios inéditos de Ángel Calvo Ulloa, Jesús Alcaide, Pedro G Romero, Marta Mestre e uma entrevista à NEG (Nova Escultura Galega). Inclui vistas da respectiva exposição e dos trabalhos dos 19 artistas participantes, entre eles Diego Vites, Taxio Ardanaz, Carla Filipe, José de Guimarães ou Carme Nogueira, bem como um dossier “histórico” que condensa a pesquisa bibliográfica sobre a escultura do Colosso de Pedralva. A publicação, de cerca de 200 páginas, tem o design de Luís Cepa e a coordenação editorial de Ana Resende.
E, a partir das 18h30, o grupo musical Unsafe Space Garden toca na Black Box do CIAJG. Este concerto terá “Bro You Got Something In Your Eye – A Guided Meditation” ao centro, o seu segundo LP. Para além do registo canção cómico-teatral que já lhes é típico, este novo trabalho tem uma hospedeira de bordo que nos conduz no contexto de uma meditação guiada, a qual procura scanear e despertar regiões interiores no ouvinte antes de as abordar depois com as guitarras, ora acústicas e quentes, ora eléctricas e ríspidas, ou com o registo brutalmente honesto das vozes, assentes num tom tanto cómico e radiofónico, como confessional e cristalino. A entrada neste espectáculo é gratuita, até ao limite da lotação disponível.
Neste dia de múltiplos encontros no CIAJG, o público é convidado a visitar gratuitamente as exposições e colecções do museu, atualmente integradas no ciclo ‘Ficcionar o Museu’ que se estende até 9 de abril do próximo ano num conjunto de oito exposições de diversos artistas ao longo de treze salas, e que sublinham a ideia de museu como máquina de ficções.
O CIAJG pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e ao sábado e domingo, das 11h00 às 18h00, com a entrada nas exposições a ter um custo de 4 euros ou 3 euros com desconto, sendo a entrada gratuita nos domingos de manhã (11h00-14h00) e regularmente para crianças até aos 12 anos de idade.
Acrescenta-se que no âmbito das novas medidas governamentais para acesso a eventos, com efeito a partir de 1 de Dezembro de 2021, o acesso a estas actividades requer a apresentação de um dos seguintes comprovativos: Certificado Digital Covid; ou Comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há, pelo menos, 14 dias; ou Comprovativo de realização de teste laboratorial com resultado negativo (PCR realizado nas 72h antes do evento ou antigénio realizado nas 48h antes do mesmo), não sendo os autotestes aceites como comprovativo. Os menores de 12 anos de idade estão dispensados da apresentação de comprovativo.
Sem Comentários