A editora Akiara books habitou os leitores a livros com grande cuidado estético e com uma preocupação de cultivar a interioridade e a qualidade humana. Falam-nos de pessoas, de nós, de sensações, de alegrias e tristezas, de emoções e sentimentos que faz de nós quem somos. “Um Menino na Praia” (Akiara books, 2023) é um excelente exemplo desse cuidado.
“Eu era um menino na praia”. Esta é a frase que dá início a uma narrativa que nos apresenta o filho de um pescador, da aldeia de La Línea de la Concepción, no estreito de Gibraltar, e do jovem Kai, de olhos brilhantes e curiosos, que acaba de chegar de um país distante: o Japão. Saltavam, chapinhavam na espuma das ondas, saltitavam, corriam pela praia, brincavam e olhavam o mar. Não falavam a mesma língua, mas isso não impediu que fossem amigos. Juntos, descobriram que o mundo não era todo igual, que há costumes e formas de viver diferentes e que existe beleza nos objectos mais toscos.
Os dias. As experiências. As gargalhadas. As descobertas e a amizade com o jovem Kai marcaram a vida do menino para sempre. Fez-se homem e não esqueceu. Voltava, sempre que possível, à mesma praia para olhar o mar, o horizonte e dar vida à lembrança de Kai.
As guardas deixam antever o cenário onde decorre a narrativa. As ilustrações, em página dupla, amplificam o texto, dão vida e marcam o ritmo. Este é um livro intimista, com elementos autobiográficos, que glorifica a amizade, a diversidade, o silêncio, a sensibilidade artística da cultura do país do sol nascente e a beleza das coisas simples e gastas pelo tempo. Um livro belíssimo.
Luciano Lozano é um premiado autor espanhol. Trabalha como ilustrador desde 2007, depois de concluir uma Pós-graduação em Ilustração Criativa na Eina School em Barcelona. Lozano tem colaborado com muitos editores e revistas em todo o mundo, nomeadamente Le Monde, Sunday Times Travel e The Guardian. Tem um estilo muito próprio, com um toque de humor subtil, e usa frequentemente técnicas tradicionais. Actualmente mora em Barcelona, mas as suas obras estão publicadas em 17 idiomas.
Sem Comentários