Que fazer quando o sono não chega? Passar “horas a desenhar”, a ler ou a tricotar? Talvez chegue o momento de experimentar todas estas actividades, mas “decididamente estar sozinho não é coisa que agrade”, palavra de Texugo.
O Outono chega à floresta, o Inverno espreita com a chegada das baixas temperaturas e todos os habitantes da floresta “preparam-se para uma longa sesta”. Todos menos o Texugo, que projecta mil programas, procura amigos, mas ninguém responde aos desafios. Até “a casa dos caracóis e das tartarugas está mergulhada no silêncio“.
Nesta busca impaciente, descobre o prazer da solidão em algumas actividades e, quando pensa que mais nada acontecerá, a timidez dissipa-se e uma agradável surpresa acontece, levando-o a pensar que nunca um inverno foi tão divertido.
“Um Inverno Perfeito” (Orfeu Negro, 2019), de Cristina Sitja Rubio, fascina-nos com uma divertida fábula sobre o ritmo da floresta e dos seus habitantes: irrequietos, dorminhocos e (alguns) bem-dispostos.
As guardas do livro marcam o início e o fecho desta aventura na floresta, fornecendo informação pertinente sobre todos os habitantes da floresta e iniciando-nos numa aventura que é, também, uma descoberta. Tudo em tons de branco e azul gelo, recordando o frio, mas invadindo o leitor de tranquilidade e apelando à amabilidade, à paciência e à serenidade.
As ilustrações são magníficas, com desenhos simples mas reveladores de uma observação atenta. Os grandes planos de página simples e/ou dupla, recordando uma bela aguarela ou pintura a pastel, marcam o tempo da aventura, oferecendo uma originalidade e criatividade simplesmente genial. Neste livro delicioso para ler a pares – e ideal para ser lido em família -, Cristina Rubio ensina-nos a olhar de forma atenta e minuciosa a natureza.
Cristina Sitja Rubio nasceu na Venezuela, mas vive actualmente entre Barcelona e Berlim. Estudou Design e Fotografia, dedicando-se mais tarde à ilustração. Tem exposto o seu trabalho na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos. Em 2014 foi seleccionada para a Ilustrarte – Bienal Internacional e participou, em 2011 e 2012, na Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha. Na colecção Orfeu Mini já assinou um outro magnifico livro: Estranhas Criaturas.
Sem Comentários