“O objectivo deste livro é fornecer breves introduções aos clássicos filosóficos. Seleccionámos sessenta e seis livros, e oferecemos uma breve descrição de cada um deles.”
Podem descansar os mais eruditos ou aqueles que olham de lado para o saber em modo condensado. “Um breve guia para Clássicos Filosóficos” (Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2016) está longe, muito longe de ser um manual de filosofia para totós. E, ainda que esmiuçar um clássico em quatro páginas e meia apele sempre a alguma superficialidade, James Russell e aqueles que com ele colaboraram nesta edição conseguem mostrar o essencial de cada um dos sessenta e seis livros escolhidos, mostrando de que forma a filosofia tem olhado para o ser humano e o seu conhecimento e experiência do mundo.
Escolha que, diga-se, foi para além do domínio da filosofia tradicional: há aqui romances, livros infantis, obras de ficção científica e opúsculos políticos, para além de obras de essência mais académica.
Para cada uma das entradas há um resumo intitulado “Leitura Rápida”, uma súmula muito da obra da qual faz sempre parte algum humor, escrita quase como uma conversa literária entre amigos: “Explicamos não como um professor de filosofia os explicaria a um aluno, mas do mesmo modo que o faríamos a um amigo interessado“, pode ler-se na introdução.
Podendo ser lido ao acaso ou seguindo a sequência narrativa, este guia está dividido em sete secções: Um percurso tumultuoso, que apresenta a filosofia de Platão a Wiettgenstein; Fulanos selvagens e doidos, que elenca alguns intrusos da tradição filosófica como Kierkegaard e Dostoiévski; Meditações + Psicodrama, secções dedicadas aos livros que contemplam o sentido da vida; Os Ismos do século XX, onde habitam alguns dos tipos mais proeminentes de idealismo político e filosófico do último século; Filosofia Moderna, uma amostra da mais recente filosofia ocidental; e, por último, Sentido e Interpretação, que faz um exame da tradição continental e da teoria crítica.
De forma clara e muito acessível, James Russell leva o leitor numa entusiasmante viagem filosófica, dando a conhecer as vidas, os ensinamentos e as inquietações de alguns dos grandes pensadores da história da filosofia. Para aqueles que não se contentarem com as quatro páginas e quiserem aprofundar algum autor ou tema, haverá sempre o aconselhável mergulho na plenitude dos clássicos.
Sobre o autor
James Russell é doutorado em Filosofia pela Universidade de Cambridge, com uma pós-graduação em teoria crítica. Vive em Londres.
Sem Comentários