Levou para casa o Bologna Ragazzi Award 2023 na categoria de ficção, e o caso não é para menos. “Tudo o que aconteceu antes de chegares” (Infinito Particular, 2023), escrito e ilustrado por Yaek Frankel, é um dos álbuns ilustrados deste ano.
Uma criança conta ao – ainda por nascer – irmão tudo o que o aguarda neste mundo, bem como o que aconteceu antes disso. Da contagem do tempo, onde uma pizza com azeitonas serve para explicar o que são isso dos meses, dias e horas, parte-se do essencial: “Pronto. Agora a mão tem um bebé na barriga que vai demorar nove meses para nascer. Acho que és tu”.
Yaek Frankel alia o humor e a inocência, num livro que chega a parecer um álbum de fotografias ilustrado, com comentários e legendas com muito sumo. Frankel mostra-nos a antecipação e a expectativa, o amor em potência, as rotinas familiares que vão das idas à escola aos passeios no parque, um mundo familiar em mudança e adaptação.
Os desenhos remetem para a infância, misturando a imperfeição da criação e as tentativas – ao lado – de comunicar e criar visualmente, num minimalismo de formas e de cores que transporta o leitor – seja grande ou pequeno de idade – para a sua própria infância, capturando de forma sublime o ambiente familiar que precede a chegada de um novo membro. Se andam à procura de um álbum infantil para oferecer, “Tudo o que aconteceu antes de chegares” é bem capaz de ser o tal.
Sem Comentários