É uma daquelas expressões que, habitualmente, nos habituámos a ouvir em campos de futebol, ondas hertzianas ou cafés de bairro enquanto na televisão vai passando um qualquer jogo da bola. Neste caso, “Granda Frango!” (G. Floy, 2018) corresponde ao Volume Nove da série Tony Chu, um detective canibal que, com tanto jeito para a investigação, não se fica atrás de um Hercule Poirot ou de um Philip Marlowe.
As coisas até começam bem para Chu, perdido de amores no 36º andar do Hotel Coconut Cabana, desfrutando de uma mais que merecida lua-de-mel após o trabalho da fábrica das almofadas, que fez dele o novo menino de ouro da FDA.
Chu vai sendo chamado para resolver, de forma ainda mais incrível que o instinto Sherlockiano, casos bicudos que quase sempre envolvem o desaparecimento de animais falantes, mas tudo começa verdadeiramente a aquecer quando, num simpósio da FDA, se assiste a uma morte brutal, que envolve fudge quente e o desaparecimento do professor Anazani Lima, o armavictólogo-chefe da FDA e o desaparecimento de uma arma que, nas mãos do cibopata russo conhecido como o colector – sim, desta vez não foram “os anormais do ovo” -, poderá implicar o acesso a todas as outras armas do planeta – é só escolher.
Seria numa situação destas que se impunha o regresso de Poyo ao mundo de Chu, mas o super-frango anda entretido, pelo menos por enquanto, com missões especiais que tanto envolvem um Unisaurus-Rex tresloucado como um caso onde se passeiam cenouras assassinas em estado alucinogénio.
Quem também estará em grande destaque neste volume é Olive Chu, a filha de Tony, que sem o conhecimento deste e o espírito de mentor de John Savoy se prepara para entrar à séria no mundo das missões a la Tom Cruise com um objectivo claro: “Matar o cabrão que matou a minha tia Toni”.
Conhecemos também aqui a história do Colector, que resulta de inúmeras gerações de erudição, sabedoria e perícia, bem como de um guerreiro que se tornou chefe-guerreiro da culinária, conduzindo a um final que faz do 10º volume de Tony Chu um dos livros mais aguardados dos próximos meses.
Sem Comentários