Foi uma das grandes edições de 2023, tendo-lhe valido o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d’Escritas 2024. Assinado pela mexicana Fernanda Melchor, “Temporada de Furacões” (Elsinore, 2023) parte de uma histórica verídica com muito crime e bruxaria pelo meio, resultando num romance proferido à velocidade da luz, que partiu de uma apurada investigação jornalística.
Estamos em La Matosa, um lugar para lá do fim do mundo. Pelas ruas grita-se que a bruxa está morta, depois de um grupo de crianças ter descoberto um corpo a flutuar num canal de irrigação. Algo que obriga a polícia a entrar em acção, ouvindo múltiplas versões que, em comum, partilham as drogas, o sexo e um sem-número de superstições.
Entre o romance policial e o conto de terror, Fernanda Melchor atira-nos de cabeça para um drama familiar de proporções épicas, feito de abandono, violência, inveja e espírito de vingança. Um drama onde os heróis com capas e adereços vistosos decidiram ficar em casa, cedendo o lugar a miseráveis que lutam diariamente pela sobrevivência. No final, espera-se que o leitor descubra a “saída deste buraco”. Não vai ser fácil.
Sem Comentários