É mais uma belíssima edição com o selo da Akiara Books, integrada na colecção Akipoeta, que chega com a habitual – e lindíssima – lombada cozida à vista. “Tempo de Haikus” (Akiara Books, 2022), resultado da parceria entre J.N. Santaeulália e Luciano Lozano, poderá ser visto como uma homenagem ilustrada ao haiku, o poema breve de três versos com origem no Japão.
Antes da queda,
as folhas têm já
a cor da terra.
Começa assim esta viagem que tem a natureza no centro, e que nos leva a passear pelas quatro estações do ano. No Outono, apanhamos folhas mortas, calçamos as primeiras meias grossas, mantemos a lareira acesa e não descuramos um edredão confortável; no Inverno, fazemos bonecos de neve, abrimos guarda-chuvas, saltamos nas poças e fazemos de cachecóie a luvas uma presença obrigatória; na Primavera voamos com as andorinhas e apanhamos as primeiras papoilas; já no Verão, na praia, divertimo-nos a escutar os búzios e a nadar nas ondas.
As ilustrações são como bonitas aguarelas, com cores escolhidas a dedo, onde dominam a harmonia da natureza e um ciclo que se repete todos os anos. Por vezes damos por nós a pensar em Rachel Caiano, sobretudo ao olharmos alguns dos rostos e expressões, ainda que haja aqui um pouco mais de orientalismo, reflexo da paixão de Luciano Lozano pelo Japão.
No final, como que num caderno, estão reunidas várias informações sobre os haikus para a pequenada, além de uma proposta para que os poetas de amanhã escrevam os seus primeiros haikus. Sayonara.
Sem Comentários