“Kopi Luwak, ou Café Civeta, é um café produzido com grãos de café extraídos das fezes da civeta, e é principalmente produzido nas ilhas de Sumatra, Java, Bali e Sulawesi, nos arquipélagos da Indonésia. O processo de colecta de grãos em fezes de civeta também acontece em Madagascar e nas Filipinas (onde o produto é chamado de Kape Alamid). No Vietname existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos que foram defecados por doninhas. No Brasil, existe ainda um café colhido das fezes do jacu, que é uma ave originária da América do Sul. A civeta seleciona os grãos antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida, e a semente passa intacta pelo sistema digestivo do animal. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café industrializado.” In Wikipédia
Depois de um terceiro volume no qual Dex Parios se entreteve a dar toques na bola, “O Caso da Chávena de Café” (G. Floy, 2021), título atribuído ao quarto volume da série Stumptown, vê a peculiar detective privada a subir ao patamar mais elevado do mundo do café. Kopi Lwak, para muitos o melhor café do mundo, que chega a valer qualquer coisa como 1400 euros por meio quilito, é para ela “só café” – o que lhe vale o título de “herege”, atribuído pelo senhor Weekes.
Weekes é, no que toca ao café, um autêntico nerd. Torrou os primeiros grãos aos 16, vendeu o seu negócio à Starbucks aos 30 – “por uma quantia vergonhosa”, segundo ele – e, após cinco anos de grande dedicação, vai finalmente pôr as mãos na primeira amostra de Kopi Lwayk, completamente livre de maus-tratos de civetas. Com a máfia à espreita, bem como um magnata que pretende deitar as mãos ao negócio de Weekes só porque sim, caberá a Dez fazer de rapariga de entregas, recebendo as amostras no aeroporto e tratando de as fazer chegar em segurança à casa de Weekes, isto enquanto tenta não ceder à tentação de jogar como agente dupla.
Para complicar a coisa, e se em termos de vida pessoal as coisas já não estavam fáceis depois do degelo emocional com Grey, Dex recebe a visita inesperada da irmã Fuji, com quem tem uma relação ao estilo Tom & Jerry. Fuji que, aparentemente, quer ficar sitiada em casa de Dex durante umas boas semanas, pelo menos até conseguir voltar a entrar nos eixos – o que se poderá transformar na vida eterna. Mais uma grande aventura com o selo Stumptown.
Sem Comentários