É, muito provavelmente, a série televisiva que pôs miúdos e graúdos a gostar de ficção científica com uma pitada de fantástico, num cruzamento entre o E.T. de Spielberg e o frenético Goonies que nos fez mergulhar de novo nos anos oitenta, à boleia do espírito nerd de um grupo de miúdos dedicados de corpo e alma a jogar Dungeons & Dragons – ou de um tipo mais dado à solidão e à melancolia, que passava o tempo no quarto a gravar cassetes onde The Clash ou Joy Division eram presença assídua.
Após o sucesso da série televisiva, que conta até agora com três muito bem amanhadas temporadas, Stranger Things tem servido para alimentar uma multiplicidade de lançamentos, seja o documentário sobre a série disponível no Netflix, alguns livros com o carácter de prequela ou, no que a este texto diz respeito, a bandas desenhadas que correm em paralelo.
Com argumento de Jody Houser (Doctor Who, X-Files, Faith, Mother Panic) e desenhos de Stefano Martino (Doctor Who, Angel: Season 6), “Stranger Things: O Outro Lado” (Asa, 2019) está centrado na primeira temporada, mais concretamente no desaparecimento de Will Byers, conhecido no mundo das aventuras – e entre o seu gangue – por Will, O Sábio.
Trata-se de uma história que cruza o nosso mundo com o Mundo Invertido – o lugar onde mora a bicharada -, numa aventura que passa do mundo do tabuleiro e das demandas para essa realidade cinzenta e muito viscosa, onde estranhas criaturas se vão preparando para invadir e tomar o planeta de assalto.
Recomendado apenas para quem já assistiu à série, O Outro Lado é uma versão muito espremida do rapto de Will, contada por este quando se encontra do outro lado, tratando de arranjar forma de comunicar com o exterior enquanto tenta desesperadamente sobreviver – até que alguém consiga descobrir uma forma de chegar ao Mundo Invertido. Uma adaptação que explora um novo ângulo mas a que falta algum contexto, os sustos e, sobretudo, a dose de adrenalina que só a série consegue transmitir, mas que servirá para alimentar a febre de coleccionadores e fãs do universo Stranger Things.
Sem Comentários