De toda a saga cinéfila que opõe o Império à Rebelião, “Star Wars: Rogue One” (Planeta, 2018) será, muito provavelmente, o filme mais triste, trágico e melancólico. Porém, e apesar de todo este aparente negrume, é aqui que se plantam as sementes do que será a futura rebelião, bem como a possibilidade de a Estrela da Morte, essa devastadora arma criada a régua e esquadro pelo Império, ser destruída. Nesta adaptação à BD não existem desvios ao guião realizado por Gareth Edwards, segundo as ilustrações a estética levada ao grande ecrã.
Vivem-se tempos propícios ao Império, onde, “para muitos, ceder à vontade do Imperador tornou-se uma segunda natureza”. Tudo parece estar perdido para a Rebelião, até que a esperança renasce quando Jyn Erso – filha de Galen Erso, um conhecido colaborador imperial no que toca ao armamento – e Cassian Andor lideram uma missão que tem por fim roubar os planos da arma mortífera que destrói planetas, tentando encontrar a falha que foi implantada em segredo na estrutura da nave.
Foi Mon Mothma, com assento no alto comando do Conselho da Aliança, que ofereceu uma hipótese a Jyn de começar do zero, isto quando estava às portas de um encarceramento sem retorno. Jyn que, quando criança, havia sido salva por Saw Gerreta, que depois de a criar desapareceu, deixando-a entregue à sorte – e que surge agora para reparar o passado com mantras deste tipo: “Não podes desfazer uma pergunta. Só seguir em frente com o que aprendeste“.
A bordo desta missão com ar suicida segue também o K-2SO, um dróide imperial reprogramado, que apresenta um sentido de humor na mesma senda de um C3PO. E, no terreno, um cego que faria inveja a Bruce Lee com todo o seu arsenal de truques de kung-fu. No final ficamos ligados ao primeiro filme da linha temporal da série, e a vontade é a de com ou sem pipocas pôr a rodar no ecrã “Uma Nova Esperança”.
Este volume oferece ainda, com um tipo de ilustração mais carregada e de contornos mais acentuados, a história que narra o primeiro encontro entre Cassian e o dróide K-2SO. Mais um volume para auela prateleira dedicada ao universo Star Wars.
Sem Comentários