A Porto Editora puxou dos galões e do nome e, este ano, apresentou na Invicta as novidades literárias que irão chegar às livrarias entre Setembro e Dezembro deste ano, distribuídas pelas chancelas Porto Editora, Assírio & Alvim, Livros do Brasil, Sextante Editora, Albatroz e Ideias de Ler.
Pela Porto Editora, Cláudia Gomes destacou a publicação de “Longa Pétala de Mar”, o regresso de Isabel Allende a paisagens, personagens e registos que a tornaram um dos nomes mais reconhecidos na literatura contemporânea. Entre muitos títulos de não ficção, relevo para “ME”, a autobiografia oficial do ícone da música Elton John. Ainda na Porto Editora, Ana Luísa Calmeiro salientou o lançamento do multipremiado “Milkman”, de Anna Burns – Prémio Man Booker 2018, Prémio National Book Critics Circle e ainda Prémio Orwell para Ficção Política –, e do novo romance de Thomas Harris (criador da mítica personagem Hannibal Lecter), “Cari Mora”.
Na Sextante Editora, realce para a ficção estrangeira contemporânea com João Rodrigues a sublinhar a edição de “Morrer na Primavera”, do alemão Ralf Rothmann, autor com presença confirmada no festival literário Folio.
Na Livros do Brasil, São José Sousa evidenciou a chegada de uma nova tradução de “O Homem Revoltado”, ensaio filosófico fundamental na obra de Albert Camus.
Na Assírio & Alvim, a poesia reunida de David Mourão-Ferreira e também de José Agostinho Baptista foram os livros alvo de menção especial por parte de Vasco David.
Ficam algumas das escolhas do Deus Me Livro:
“Milkman” | Anna Burns
Lançamento: Setembro
Nesta cidade sem nome, ser interessante é perigoso. A irmã do meio, protagonista deste romance, empenha-se em evitar que a sua mãe descubra a identidade do namorado e em não dar
explicações sobre os encontros com o leiteiro. Mas quando o cunhado um descobre a situação e começa o rumor, a irmã do meio torna-se «interessante». A última coisa que queria ser. Porque, nesta cidade, ser interessante implica que te prestem atenção e isso é perigoso. Num original misto de inocência e perspicácia, com um estilo único, torrencial e anónimo muito próprio da oralidade, a narradora partilha com o leitor a sua vida, profundamente marcada pela violência física e psicológica. Milkman, de Anna Burns, é uma comovente história feita de rumores e falatório, de aceitação e resistência, de silêncio e surdez intencional, que decorre no auge dos conflitos entre as duas irlandas e que espelha o que de pior há no ser humano.
“O Jornalista Desportivo” | Richard Ford
Lançamento: Setembro
Frank Bascombe tem trinta e oito anos, uma namorada mais nova e um trabalho como jornalista desportivo. Para muitos homens da sua idade, isso seria motivo de alegria; porém, o desespero
ronda-o a cada volta, lembrando-o das suas recentes perdas: o divórcio, a morte do filho mais velho e o ruir do sonho americano – uma vida pacata, na pequena cidade de Haddam, New Jersey. Implacável testemunho dos desencantos inevitáveis e da corrosão das ambições, O Jornalista Desportivo é um romance magistral que, ao ser publicado em 1984 – iniciando a que mais tarde viria a ser chamada «Trilogia Bascombe» –, projetou Richard Ford para a primeira linha dos escritores americanos, tornando-o um dos mais sérios candidatos ao Nobel.
“Uma Vida Inteira” | Robert Seethaler
Lançamento: Outubro
Quando Andreas Egger morre, leva consigo as memórias de uma vida inteira. Uma existência de enorme simplicidade, inocência e beleza, nas montanhas alpinas para onde foi mandado aos quatro anos, depois de ficar órfão. A seguir ao silencioso espanto que dele se apodera quando vê pela primeira vez a aldeia que passará a ter como sua, conhece os maiores sofrimentos às mãos do agricultor encarregado de tomar conta dele. Embora fisicamente marcado, Egger é resiliente e acaba por encontrar o seu lugar na vertente nevada onde erige a sua vida. É ali que encontra um trabalho que o liga ao mundo e ao progresso e que conhece Marie, a mulher que amará para sempre. Mas é também ali que vê tombar os que constroem a modernidade, manchando com sangue a alvura da neve. A vida simples de Egger na solidão da montanha acompanha as mudanças que o mundo conheceu ao longo do século xx. De todas ele fez parte, quer enquanto soldado na Segunda Guerra Mundial, quer como espectador da alunagem, quer servindo de guia turístico do lugar que o adotou. Em Uma Vida Inteira, o leitor encontra isso mesmo: um comovente retrato do que cabe nos anos que passam entre o primeiro sopro de vida e o último fechar de olhos. Com uma prosa simples, mas incrivelmente enternecedora, este pequeno romance é um brilhante passeio pela vida, que não deixará ninguém indiferente.
“Middle England” | Jonathan Coe
Lançamento: Outubro
Quando, em 2010, se elege um governo sem maioria, os problemas estão só a começar. Seis anos depois, a Europa acorda com a estrondosa notícia de que o Reino Unido deixará a União Europeia, em resultado do referendo que inscreveu a palavra «Brexit» na História. Mas, em 2018, a confusão continua, assim como negociações infindas que só aumentam a impaciência e o descontentamento de todos. Em Middle England (título original), evocam-se oito anos da vida britânica e as marcas que deixaram. Ian e Sophie são recém-casados que veem nas suas diferenças políticas motivo suficiente para a relação tremer; Coriander é uma jovem de 14 anos que discorda do estado de coisas e que se bate rebeldemente por mais justiça social; Benjamin vive uma crise de meia-idade que o leva para longe do centro dos acontecimentos; Colin, o seu pai, tem como última vontade poder votar no referendo que afastará o seu país da União Europeia e, idealmente, devolvê-la ao que foi no passado. Pelo meio, estas e outras personagens assistem ao aumento de atitudes xenófobas depois do decréscimo da indústria e do fim de milhares de postos de trabalho no país.
“Morrer na Primavera” | Ralf Rothmann
Lançamento: Outubro
Ralf Rothmann rememora o final da Segunda Guerra Mundial, em fevereiro de 1945, quando o exército alemão está a ponto de sucumbir ante a ofensiva aliada. Os estragos da guerra são visíveis em todo o país. Walter e Friedrich, dois amigos de dezassete anos que trabalham numa vacaria, julgam que nunca serão incorporados no exército e traçam planos para o futuro. Mas acabarão recrutados pelas tropas nazis e assistirão ao caos da debandada do exército alemão. Aclamada como uma das obras mais importantes da ficção contemporânea alemã, e galardoada, em 2017, com o Prémio Kleist e o Prémio San Clemente, Morrer na Primavera é um romance em que a inocência e a culpa, a liberdade e o destino, a amizade e o dever são convocados por uma escrita límpida e contida, emocionante.
“Memórias de um Urso Polar” | Yoko Tawada
Lançamento: Novembro
Três gerações de ursos polares, a avó, a filha Tosca e o neto Knut, que vivem no seio da sociedade humana, são estrelas no circo e no mundo literário. Contam-nos as suas memórias, por vezes alegres, por vezes tristes, e gozam a sua celebridade.
“O Homem Revoltado” | Albert Camus
Lançamento: Setembro
Escrito por um dos mais influentes pensadores do século xx, O Homem Revoltado é um ensaio em torno de dois conceitos-chave na obra de Albert Camus: o absurdo e a revolta. O impulso para a revolução é, para Camus, uma das dimensões essenciais do ser humano, expressa não só a nível individual, na constante luta do homem com a sua existência, mas também coletivo, nas sucessivas rebeliões populares contra a ordem instituída. Contudo, e pondo-se do lado da liberdade humana e da defesa da dignidade, o autor faz um apelo à reflexão – sobre as consequências da revolta, sobre os riscos da tirania, sobre as lições que se impõem no pós-Segunda Guerra Mundial. Eloquente, apaixonado, polémico, este texto abalou o panorama cultural francês assim que foi revelado, em 1951, e, duramente criticado por Jean-Paul Sartre, acabaria com a amizade entre os dois autores.
“O Livro dos Gatos Práticos do Velho Gambá” | T.S. Eliot
Lançamento: Outubro
Old Possum’s Book of Practical Cats (1939) é o famoso conjunto de poemas humorísticos sobre gatos que T.S. Eliot foi escrevendo, na década de 30, em cartas para os seus afilhados. Serviu de base para o musical Cats, de 1981. Com tradução de Daniel Jonas, esta edição bilingue conserva as ilustrações originais de Edward Gorey.
“Puto Detetive – O Grande Golpe” | Andrew Clover e Ralph Lazar
Lançamento: Outubro
Olá. Eu sou o Rory Branagan. E sou um detetive! Esta semana fizemos uma festa na escola. E foi espetacular! Tivemos insufláveis, lutas e um dragão de Komodo! Ganhámos muito dinheiro mas fomos roubados. Mas eu vou descobrir quem nos roubou. Ai não, que não vou!
“O Monstro que Veio do Gelo” | David Walliams
Lançamento: Outubro
Em 1899, Elsie, uma orfã que vive nas ruas da Londres vitoriana, ouve falar do misterioso Monstro do Gelo – um mamute lanudo de 10 000 anos, encontrado e capturado no Polo Norte. A curiosidade ataca e a menina faz tudo para saber mais sobre ele. E não tarda a dar de caras com a criatura, sentindo de imediato um enorme afeto por ela. Elsie embarca na aventura da sua vida, partindo de Londres e atravessando o alto mar, para ajudar o mamute a regressar a casa. Na maior e mais épica aventura de sempre, David Walliams mostra que há heróis de todos os tamanhos e feitios.
Sem Comentários