Entre romances, antologias, clássicos, livros loucos e grandes insultos, a Guerra & Paz já desenhou uma série de edições que irão chegar às livrarias até ao final do ano. Ficam, à boleia das sinopses alheias, todas as novidades esperadas até ao final de 2018.
“Mãe, Promete-me Que Lês” | Luis Osório
Data prevista de lançamento: 18 Setembro
Convulsivo e chocante requisitório do autor, num longo e emotivo diálogo com a sua mãe. Luís Osório evoca a avassaladora surpresa da mãe ao descobrir a homossexualidade do homem amado, o pai do autor, e o périplo depressivo e suicidário que se seguiu. Um livro na tradição europeia dos livros de escritores que se confrontaram, com mais ou menos amor, com a figura materna.
“Não a Ti, Cristo, Odeio, ou Menos Prezo” | Fernando Pessoa
Organização e apresentação de Manuel S. Fonseca
Data prevista de lançamento: ?
Antologia que junta pela primeira vez os mais importantes textos, de poesia ou prosa, de Fernando Pessoa & Companhia, evocando a figura de Cristo. Textos que vão do aparentemente inocente poema do fugitivo Menino Jesus, de Alberto Caeiro, até aos poemas ´intempestivamente pagãos de Ricardo Reis, passando pelas divagações de mais filosófica resignação mariana dir-se-ia, do prodigioso “Vem, Noite antiquíssima e idêntica”.
“O Pequeno Livro dos Grandes Insultos” | Manuel S. Fonseca
Data prevista de lançamento: 16 Outubro
Um livro que reúne os mais violentos insultos com palavrões da língua portuguesa, de “filho da puta” a “vai para o caralho”. O autor faz preceder cada entrada de um texto de apresentação e analisa o palavrão nos seus mais variados cambiantes, seja como arma de agressão física e emocional, seja como catarse e terapia, como rito iniciático e como reforço na afectividade de grupo. Inclui centenas de insultos, expressões idiomáticas e lengalengas com palavrões e uma deriva comparativista com insultos do finlandês ao chinês.
“Dicionário de Erros Falsos e Outros Mitos do Português” | Marco Neves
Data prevista de lançamento: 20 Novembro
O autor é professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, na sequência de outros estudos seus sobre a língua portuguesa, vem legitimar palavras e expressões, como “o comer”, “a gente”, “fazer a barba”, “copo de água” ou “deslargar” que alguns arautos da hipercorrecção, seja por chico-espertismo, por literalismo ou por logicismo, querem fazer passar por erros. Não são.
“Estudos Sobre Heidegger” | Mafalda de Faria Blanc
Data prevista de lançamento: 16 Outubro
A autora é professora associada de Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa, e neste seu trata os principais temas do pensamento de Martin Heidegger, a maior referência do percurso filosófico da autora, sem descurar a evolução diacrónica dos mesmos ao longo de três grandes períodos: o da Analítica existencial, o da História do ser e o da Topologia do ser, contrastante com período niilista que a cultura ocidental atravessa.
“José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado” | Marco Neves
Data prevista de lançamento: 16 Outubro
Um crime: eis o que nos apresenta cada romance de José Cardoso Pires, convidando-nos logo a entrar na investigação. É esta a abordagem do professor e autor Marco Neves. O livro é um ensaio crítico sobre um dos maiores nomes do romance do século XX.
“A Solidão de Sermos Dois” | Maria João Carrilho
Data prevista de lançamento: 2 Outubro
Da autora do romance “Praça do Império”, esta é a história de duas mulheres em busca da sua própria identidade. Um livro que nos transporta para a dor da perda de um amor que nunca se teve através da ausência de paternidade.
“Os Provocadores de Naufrágios” | João Nuno Azambuja
Data prevista de lançamento: 4 Setembro
Este romance do vencedor do Prémio Literário UCCLA em 2016, as memórias de Klaus Kittel, um luso-alemão que cresceu na cidade do Porto e lutou com as tropas de Hitler na II Guerra Mundial. Os manuscritos foram descobertos por acaso numa casa desabitada na cidade invicta. Os Provocadores de Naufrágios tem prefácio de Miguel Real, que elogia o «notável trabalho sobre a categoria de tempo», e a alta recomendação de Isabel Pires de Lima. Para a ex-ministra da Cultura: «Os Provocadores de Naufrágios confirma João Nuno Azambuja como um escritor ao qual é preciso doravante estar atento.»
Colecções
Na colecção “O fio da Memória”, uma parceria da Guerra e Paz com a Sociedade Portuguesa de Autores, publicam-se dois livros, nos quais, em entrevista com José Jorge Letria, o cientista Carlos Fiolhais, num dos livros, e a pintora Graça Morais, no outro, revisitam a sua vida e obra.
Carlos Fiolhais – Lançamento: 2 Outubro
Graça Morais – Lançamento: 6 Novembro
Clássicos da Guerra e Paz
Vão ser editados, com nova fixação de texto, duas obras-primas da nossa literatura:
“Frei Luís de Sousa”, Almeida Garrett
Data prevista de lançamento: 2 Outubro
Inclui o texto “Memória ao Conservatório Real”, do próprio autor.
“Sermão de Santo António aos Peixes” | Padre António Vieira,
Data prevista de lançamento: 6 Novembro
Inclui textos do Processo Inquisitorial de que o autor foi alvo.
“Dom Quixote”, Cervantes
Data prevista de lançamento: 18 Setembro
Nesta colecção infanto-juvenil publica-se uma adaptação do grande “D. Quixote”, feita por Elizabete Agostinho, para leitores dos 8 aos 14 anos.
Sem Comentários