Foi na recente Feira do Livro de Lisboa que o Grupo Porto Editora (GPE) apresentou as novidades editoriais para a rentrée de 2020. Ao todo são mais de 60 títulos, a chegar às livrarias de Setembro a Novembro, distribuídos pelas chancelas Porto Editora, Assírio & Alvim, Livros do Brasil, Ideias de Ler e Albatroz. Ficam as devidas apresentações à boleia do press release e das apresentações dos editores e editoras das chancelas.
Com o selo da Porto Editora, vão chegar às livrarias duas obras de não ficção de dois conceituados romancistas. Valter Hugo Mãe assina Contra Mim, obra nascida num ano introspectivo, simultaneamente uma reflexão da infância e o relato do percurso que o conduziu a descobrir o poder e a beleza das palavras. Da chilena Isabel Allende chega Mulheres da minha alma, um importante testemunho em torno da causa do feminismo, a partir de exemplos da vida pessoal da autora e da reflexão sobre os acontecimentos que vão tendo lugar no mundo.
Na ficção, merece especial atenção o regresso de Javier Cercas com a publicação, em Outubro, de dois títulos: Terra Alta — uma reflexão acerca do valor da lei e do lugar do homem no mundo — e Soldados de Salamina, romance agora adaptado a novela gráfica por José Pablo García. Digno de realce é, também, o novo livro de Richard Zimler, que este ano celebra 30 anos de vida em Portugal. O Destino dos Insubmissos explora temas que eram tabu nos anos 80, como a homossexualidade e o HIV. Nota, ainda, para a aposta num nome grande da literatura escandinava: Anders Roslund, com o thriller A Aniversariante, traduzido para 30 países e que, em breve, será adaptado para cinema.
Na Assírio & Alvim, dá-se continuidade à celebração dos 100 Anos de Ruben A., com a reedição de Silêncio para 4 e de O Mundo à Minha Procura, que pela primeira vez reúne num só volume os três livros que constituem a autobiografia do autor. Esta edição conta com prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Também no início de Setembro é publicada Poesia, de Luís Miguel Nava, com toda a obra publicada pelo autor desaparecido há 25 anos, assim como vários inéditos e dispersos. Já em Outubro, com prefácio e organização de Perfecto E. Cuadrado, chega às livrarias Poemas Dramáticos e Pictopoemas, de Mário Cesariny.
Na Livros do Brasil, a colecção Dois Mundos expande-se graças a Nexus, o derradeiro volume da trilogia Rosa-Crucificação, de Henry Miller. Segue-se O Templo Dourado, de Yukio Mishima, espelhando a vida de um jovem no Japão do pós-Segunda Guerra Mundial. E, num ano em que obra de Albert Camus se afirmou premonitória, é tempo de folhear as páginas d’ O Avesso e o Direito, o primeiro livro do Prémio Nobel franco-argelino.
Na Ideias de Ler, Valerie Hansen, historiadora e professora universitária em Yale, leva os leitores a conhecer Ano 1000, resultado de uma profunda investigação sobre exploradores, aventureiros e comerciantes que ligaram o mundo muito antes dos anos dourados da exploração marítima portuguesa e do início da globalização.
A Albatroz, chancela vocacionada para títulos de desenvolvimento pessoal e espiritualidade, acompanha o lançamento mundial de Pensa como um monge e faz chegar aos leitores portugueses o primeiro livro do orador motivacional Jay Shetty.
Para os mais pequenos, a Porto Editora destaca a publicação de um novo livro de Richard Zimler, Na Terra dos Animais Falantes, uma fábula sobre a vida, a morte e tudo o que está pelo meio, e a edição de Os sinais do coração, uma história deliciosa de amor entre um til e uma cedilha que vivem na palavra “coração”. Vencedor do prémio de Lusofonia da Trofa, em 2018, este livro foi escrito pelo premiado autor brasileiro Guilherme Semionato, e ilustrado pela portuguesa Gabriela Sotto Mayor.
Realce, ainda, para Mãe, um livro que celebra a magia da gravidez, mês após mês, através do belíssimo texto e ilustrações de Anna Llenas, a autora e ilustradora espanhola que já conquistou Portugal.
Sem Comentários