Após uma silly season estranhamente menos silly do que vai sendo habitual, regressou Setembro e, com ele, as tão esperadas novidades literárias, que chegam agora às livrarias em quantidade apreciável.
Apresentamos de seguida, à boleia do press release, as muitas novidades que a Penguin Random House Portugal tem preparadas para esta rentrée e que chegarão às livrarias até final deste ano, repartidas pelas chancelas Alfaguara, Companhia das Letras, Objectiva, Suma de Letras, Arena, Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta.
—
Na Alfaguara chega o livro vencedor do Pulitzer Prize 2019, Os rapazes de Nickel, de Colson Whitehead, uma revoltante história de injustiça que a revista Time considerou um dos 10 melhores romances da década. A história, baseada em factos reais, de dois amigos que lutam pela sobrevivência num reformatório para jovens, num país e num tempo em que a cor da pele determina demasiado.
Ainda na literatura estrangeira o livro polémico de Vanessa Springora, Consentimento, o livro que incendiou a sociedade francesa e recebeu o Grande Prémio das Leitoras da revista ELLE e o Prémio Jean-Jacques Rosseau de literatura autobiográfica. O testemunho que reacendeu o debate sobre o #metoo um pouco em todo o mundo, a história de amor, abuso e desilusão entre uma rapariga de catorze anos e um escritor (Gabriel Matzneff) trinta e seis anos mais velho.
Ainda na Alfaguara, e com o traço magistral do artista brasileiro Fido Nesti, a obra mais poderosa de George Orwell, 1984, ganha a sua primeira adaptação para banda desenhada.
Na Companhia das Letras, teremos um novo e envolvente romance de João Tordo, intitulado Felicidade, que chega depois do thriller A Noite em que o Verão Acabou e do ensaio Manual de Sobrevivência de um escritor. Será lançada ainda uma nova compilação dos textos de Isabel Lucas, Uma viagem ao país do futuro, doze viagens que têm a literatura brasileira como ponto de partida.
Ainda na não ficção, mas já na Objectiva, teremos um novo livro do autor de Freakonomics, Tim Harford, que nos ensina a interpretar os números com que somos confrontados quotidianamente e que influenciam profundamente a nossa forma de ler o mundo. Um novo livro de Helena Sacadura Cabral, eterna amante da vida e indefectível optimista, que partilha neste novo livro a sua forma de estar no mundo através deste «abecedário vivo daquilo que somos e fazemos», em O ABC da vida. Temos ainda novos livros de receitas, como Papinhas da Xica – Receitas em Família, da actriz e nutricionista Sandra Santos, Heatlhy Bites – Edição Marmitas, de Teresa d’Abreu, e ainda um livro dedicado a pães, bolos e recheios de Rosa Cardoso, chef pasteleira da página Be Nice Make a Cake, publicados pela Arena.
Na área infanto-juvenil, teremos dezenas de novidades, nomeadamente, publicado pela Nuvem de Letras, o primeiro livro de Sua Santidade, o Dalai Lama, Sementes de Compaixão. Compartilhando lições de paz e compaixão, partilha histórias da sua própria infância, quando era uma criança comum chamada Lhamo Thondup. Destaque ainda para Splash! – Uma história de misturas coloridas, um livro inspirador sobre a cor, a tolerância e a aceitação da diferença, vencedor do Prémio FCBG 2019 para Melhor Livro Infantil; e para o belíssimo álbum Animais Ameaçados, onde o biólogo e autor premiado Martin Jenkins apresenta apenas algumas das espécies ameaçadas, explorando por que estão em perigo e como podemos ajudá-las.
Nas coleções juvenis da Nuvem de Tinta, destacamos um novo volume das Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes, desta vez dedicado a 100 Mulheres Emigrantes que Mudaram o Mundo, e um novo título da colecção Contos Arrepiantes da História de Portugal, agora sobre a época dos Descobrimentos.
Sem Comentários