Após uma silly season bem menos silly do que vai sendo habitual, regressou Setembro e, com ele, as tão esperadas novidades literárias, que chegam agora às livrarias em quantidade apreciável.
Apresentamos de seguida os novos títulos do Grupo 20|20 Editora, composto pelas chancelas Elsinore e Cavalo de Ferro (Ficção e Não-ficção literária); Influência (Ficção e Não-ficção de autores portugueses); Vogais (Não-Ficção); Topseller (Ficção); Nascente (Corpo e Mente); Farol (Mente e Espírito); Booksmile (Infanto-Juvenil); Fábula ( Infanto-Juvenil literária).
CAVALO DE FERRO
Setembro
“Natureza Morta com Brida” | Zbignew Herbert (do mesmo autor: Um Bárbaro no Jardim)
Tradução do polaco por Teresa Fernandes Swiatkiewicz
Munido de um olhar erudito e uma sensibilidade profundamente poética, o ensaísta, qual sátiro que se delicia com a ironia, o humor e o absurdo, desprezando a crítica académica, tece uma reflexão original e curiosa sobre os mais variados temas — desde os mecanismos peculiares do mercado da arte aos primórdios e explosão da tulipomania, passando pelo retrato de um pintor enigmático de quem se conhece um único quadro: Natureza Morta com Brida.
O resultado é um périplo ao passado, que nos oferece uma compreensão aprofundada não só de um povo, por meio do engenho e singularidade dos seus mestres, exploradores e párias, mas também do tempo presente, de nós próprios enquanto sociedade e indivíduos.
“Mrs. Caliban” | Rachel Ingalls
Tradução do inglês por Rita Almeida Simões
Publicado em 1983, Mrs. Caliban é a obra-prima de Rachel Ingalls, uma das vozes mais importantes da literatura norte -americana, recentemente redescoberta pela crítica internacional. Um romance que explora os temas da solidão, do amor, e as convenções sociais que escondem o mais sombrio e profundo desespero doméstico.
Outubro
“Menina” | Edna O´Brien (da mesma autora: Cadeiras Vermelhas e Na Floresta)
Tradução do inglês Raquel Dutra Lopes
Escrito com base num artigo de jornal sobre as meninas raptadas pelo Boko Haram na Nigéria, Menina é um romance perturbador, que confronta o leitor com a natureza humana do mal. Uma obra-prima no dizer da crítica, na qual Edna O’Brien desafia as convenções da ficção, continuando a explorar os seus temas de eleição: a violência de género e a misoginia perpetua adas em nome das convenções sociais e da religião.
“Orlando Furioso contado por Italo Calvino”
Edição especial ilustrada por Gustave Doré
Tradução do italiano (texto e versos) por Margarida Periquito
Adaptação do genial escritor italiano, amante dos clássicos, do famoso poema épico de Ludovico Ariosto. Italo Calvino desde sempre declarou que Ludovico Ariosto era o seu poeta, uma predilecção que atravessa parte considerável da obra do autor de As Cidades Invisíveis ou da trilogia Os Meus Antepassados, também ela povoada pela fantasia, pelos clássicos e pela aventura.
Nesta sua leitura pessoal do Orlando Furioso, Calvino partilha o seu entusiasmo por um dos mais apaixonantes e famosos épicos da Literatura Mundial, num convite expresso à sua descoberta. Livro de leitura obrigatória ao longo dos séculos, e influência maior para obras como o Quixote de Cervantes, o Orlando Furioso narra as guerras e as lutas entre os infiéis e os paladinos de Carlos Magno, os seus amores com princesas mouriscas e aventuras com criaturas fantásticas que então povoavam o mundo conhecido.
Novembro
“Manhã e Noite” | Jon Fosse
Tradução de Manuel Alberto Vieira
Um menino está prestes a nascer, chamar-se-á Johannes como o avô e será pescador como o pai. Uma vida boa ― é esse o desejo de quem o traz ao mundo, embora este seja um mundo duro, ruim e cruel. Um homem velho e sozinho morre, chama-se Johannes e foi pescador. É o seu melhor amigo que o vem buscar rumo a esse destino onde não há corpos nem palavras, apenas tudo aquilo que se ama. Antes do regresso definitivo ao nada, Johannes revisita o museu da sua vida, longa, simples e quotidiana, confrontando-se paulatinamente com a morte num constante entrelaçamento de real e alucinação, passado e presente.
Manhã e Noite é um romance sobre o maravilhoso sonho da vida e a aceitação do ciclo natural das coisas. Numa linguagem poética e elíptica, inovadora e exigente, Jon Fosse condensa toda uma existência em dois momentos-chave, urdindo uma reflexão encantatória sobre o significado da vida, Deus e a morte.
Jon Fosse é um dos mais importantes e celebrados autores vivos. Nasceu em 1959 em Strandebarm, no Oeste da Noruega, e vive actualmente numa residência honorária situada nas propriedades do Palácio Real de Oslo, chamada «Grotten», bem como em Hainburg, Áustria, e em Frekhaug, Noruega. Escritor e dramaturgo prolífero, estreou-se em 1983 com o romance Raudt, svart [Vermelho, preto], tendo recebido vários prémios ao longo da sua carreira, entre os quais o Prémio Internacional Ibsen, o Prémio Europeu de Literatura e o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico. A sua extensa obra, escrita em novo norueguês e traduzida para mais de quarenta línguas, inclui romance, teatro, poesia, livros para crianças e ensaio.
ELSINORE
Setembro
“Rapariga, Mulher, Outra” | Bernardine Evaristo
Tradução de Miguel Romeira
Foi com esta obra que a autora britânica conquistou o Booker Prize 2019 (ex aequo com Margaret Atwood), galardoada, ainda com o prémio «Livro de Ficção do Ano» dos British Book Awards, prémios que elegeram, ainda, Bernardine como «Autora do Ano». A autora, finalista do Orwell Prize de Ficção Política 2020, está agora entre as seis finalistas ao Women’s Prize for Fiction.
Rapariga, Mulher, Outra é um romance polifónico, com 12 personagens, quase todas elas mulheres, negras e, de uma maneira ou de outra, resultado do legado do império colonial britânico. As suas histórias, a das suas famílias, amigos e amantes, compõem um retrato multifacetado e realista dos nossos dias, de uma sociedade multi-cultural que se confronta com a herança do seu passado e luta contra as contradições do presente.
“Seis Formas de Morrer no Texas” | Marina Perezagua (da mesma autora: Yoro e A Tempestade)
Tradução de Guilherme Pires
China, 1984: o coração de Zhou Hongqing é-lhe retirado ainda em vida, na prisão, para ser enviado para um comprador necessitado nos Estados Unidos. A partir desse dia, filho e neto levarão a cabo a busca desesperada pelo hospedeiro desse coração, para que o possam recuperar e devolver ao seu dono, permitindo assim que o seu espírito possa descansar. Texas, 2017: Robyn, de 32 anos, está no corredor da morte, à espera do dia da sua execução. Cega, acusada de um homicídio que julga ter cometido, acaba por receber os olhos do seu pai, redescobrindo assim o significado do mundo, de si mesma e da relação que tem com o seu passado. Através das cartas que as personagens trocam entre si, Seis Formas de Morrer no Texas torna-se tanto um documento, real e contundente, sobre a violenta realidade do sistema penal norte-americano e do submundo do tráfico de órgãos, como uma história ousada e visceral que desafia as regras comuns do romance.
Outubro
“Pegadas: Em Busca dos Fósseis do Futuro” | David Farrier (não-ficção).
Vencedor do prestigiado Prémio St. Aubyn para Não-Ficção da Royal Society of Literature, este é um dos mais aguardados livros de não-ficção de 2020. Livro de divulgação destinado a um público abrangente, avalia a dimensão e impacto da passagem do Homem sobre o planeta, questionando a forma como projectamos o futuro e pensamos o presente.
Cruzando as fronteiras da ciência, da literatura e da arte, Pegadas descreve um planeta em constante transformação e as consequências abismais da nossa imparável caminhada para o progresso, convidando-nos a repensar o modo como olhamos para o futuro e, mais ainda, a maneira como encaramos o nosso presente.
“O Que Resta das Nossas Vidas” | Zeruya Shalev (da mesma autora: Dor)
Tradução do hebraico por Lúcia Liba Mucznik
Livro Vencedor do Prémio Femina Étranger. Um livro sobre amor, infância e maternidade, que expõe a história de Israel através do microcosmo familiar, onde fragmentos do passado se ligam ao presente, fazendo ressurgir medos e arrependimentos, sonhos e frustrações, num balanço de vidas pontuadas por uma incessante procura da felicidade.
Sapiens: A Origem da Humanidade (Novela Gráfica, vol.1) | Yuval Noah Harari
Tradução de Joana Jacinto
Primeiro volume de uma série de quatro, que adapta e reconta de forma radicalmente nova o bestseller internacional Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (publicado em 60 países; 6 milhões de cópias vendidas; 23.ª edição em Portugal)
Da autoria de Yuval Noah Harari, em colaboração com os artistas mundialmente famosos David Vandermeulen (co-autor do texto) e Daniel Casanave (ilustrador). Lançamento mundial em 30 línguas.
Sapiens: A Origem da Humanidade (Novela Gráfica, vol.1), explica como um símio insignificante acabou por tornar-se o rei do planeta Terra, capaz de dividir o átomo, voar até à Lua e manipular o código genético da vida. Com Yuval Noah Harari como guia, acompanhado por personagens como o Bill Pré-Histórico, o Dr. Ficção ou a Detective Lopez, estão convidados a embarcar numa viagem pelo lado selvagem da História.
Através do seu formato gráfico, esta nova série, pensada para um público-leitor adulto e jovem-adulto, adaptada a partir do bestseller internacional Sapiens: Uma História Breve da Humanidade, reconta de forma radical e divertida a História da Humanidade, oferecendo uma exploração intelectual e artística do passado: a evolução humana torna-se um reality show, o primeiro encontro entre Sapiens e Neandertais é visto através das obras-primas da arte moderna, a extinção dos mamutes e dos tigres dente-de-sabre é narrada como num filme policial.
Carregado de espírito, humor e personagens coloridas, Sapiens: A Origem da Humanidade (Novela Gráfica, vol.1) é um livro pensado para todos aqueles que normalmente não ligam muito a Ciência ou História. Se quiserem saber porque estamos todos presos nos sonhos de pessoas mortas, esta é a leitura ideal.
VOGAIS (não-ficção)
Setembro
“O Voluntário: A História Real de um Herói da Resistência que se Infiltrou em Auschwitz” | Jack Fairweather
Obra vencedora do prestigiado Prémio Costa (2019) para Melhor Biografia. O autor Jack Fairweather é um ex-correspondente de guerra no Iraque e no Afeganistão e autor de A War of Choice e The Good War. Chefiou os escritórios do The Daily Telegraph em Bagdade e trabalhou como videojornalista para o The Washington Post no Afeganistão. A sua cobertura da guerra foi galardoada com um prémio da British Press e uma menção do Overseas Press Club.
A história: Witold Pilecki, um polaco combatente da Resistência, aceitou a missão audaciosa de descobrir o destino de milhares de detidos num novo campo de concentração, de denunciar os crimes nazis e de criar uma rede de resistência para levar a cabo uma revolta. O nome do campo era Auschwitz. Consciente do elevado risco, Pilecki avança deliberadamente até uma batida feita pelas forças nazis em Varsóvia, e torna-se o prisioneiro n.º 4859 de Auschwitz.
Nos dois anos e meio seguintes, Witold forjou um exército clandestino que sabotou instalações, eliminou informadores e oficiais nazis e reuniu provas das terríveis atrocidades e assassínios em massa. Ao constatar a horrível realidade de que o campo se estava a tornar o epicentro dos planos nazis de exterminar os judeus da Europa, percebeu que teria de arriscar os seus homens, a sua vida e a sua família para alertar o Ocidente. Sobrevivendo com muita dificuldade a quase três anos de fome, doença e brutalidade, Pilecki foi bem-sucedido na sua missão, evadindo-se de Auschwitz numa audaciosa fuga em abril de 1943.
Os seus relatórios, recebidos pelos Aliados desde o início de 1941, foram das primeiras informações que o mundo conheceu sobre a crueldade e os verdadeiros horrores que se viviam em Auschwitz, convencendo-os de que o Holocausto estava em marcha.
“Estados Desunidos da América: A Ascensão do Populismo” | Oliver Stone e Peter Kuznick
«Andávamos às voltas, para a frente e para trás. E então apaixonámo-nos, OK? Não, a sério.
Ele escreveu-me cartas muito bonitas, e são óptimas cartas. Apaixonámo-nos.»
Declarações de Donald Trump em setembro de 2018, referindo-se ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un
De acordo com o Relógio do Juízo Final, um contador simbólico que reflecte a perigosidade do mundo, mantido pelo Bulletin of the Atomic Scientists, nos últimos anos estivemos mais perto de um Armagedão nuclear do que durante toda a Guerra Fria. Vivemos tempos históricos e disso não restam dúvidas. Como se ergueu o impensável em que agora vivemos? A resposta poderá ser encontrada nas transformações a nível mundial que ocorreram entre os anos de 2012 e 2018, e que tiveram os Estados (des)Unidos da América como actor principal.
Da autoria de Oliver Stone e Peter Kuznick, este livro relata-nos esse período da vida do país, com foco na sua política externa, nas relações com os diferentes países do Médio Oriente e nas tensões mais evidentes com a China, a Coreia do Norte e a Rússia. Relatando o fim da era Obama e a ascensão de Trump, esta obra traz-nos, também, um melhor entendimento de como o populismo se tornou o cerne da atual vida política.
“Tempo Extra: 10 Lições para um Mundo em Envelhecimento” | Camilla Cavendish (jornalista e antiga assessora de de David Cameron)
O mundo está a passar por uma mudança demográfica dramática. Pela primeira vez na história, o número de pessoas com mais de 65 anos supera o das crianças com menos de 5 anos. Mas os sistemas de saúde e de segurança social não estão a acompanhar esta realidade.
Precisamos de ser mais ambiciosos connosco. É fundamental deixar de pensar que alguém com 60 anos é «velho», na reforma antecipada como algo desejável, na demência como inevitável e em boas ideias e energia a virem apenas dos «jovens». Neste livro, a autora embarca numa viagem para ver como diferentes países estão a responder a estes desafios sem precedentes, abrindo um debate sobre como os governos, as empresas, os meios de comunicação e cada um de nós deve lidar com a segunda metade da vida.
Longe de serem um fardo, os mais velhos, pela sua experiência e sabedoria, podem contribuir de forma positiva para a resolução de todos os tipos de problemas sociais. Para tal, é necessária uma mudança radical de mentalidade. Estaremos preparados para dar esse passo?
Outubro
“Encontrar o Amor em Auschwitz: A História Dramática e Comovente de Mala e Edek” | Francesca Paci
A história real, mas injustamente esquecida, de um prisioneiro polaco e de uma judia que se apaixonaram num campo de extermínio, é aqui reconstruída pela jornalista Francesca Paci, tendo por base os arquivos do Museu de Auschwitz, bem como documentos da época e relatos das já poucas testemunhas desta história de amor.
Mala Zimetbaum é carismática, culta — fala várias línguas e, por essa razão, é escolhida pela SS como intérprete e tradutora — e altruísta, dando provas disso ao ajudar as suas companheiras de infortúnio. Edek Galiński é um indivíduo extraordinário: um dos primeiros deportados de Auschwitz-Birkenau, preso menos de dois meses após a abertura do campo de concentração, viu a máquina de genocídio nascer e crescer, mas nunca se deixou vergar. Em meados de 1944, embora com o Terceiro Reich já prestes a enfrentar a derrota, o massacre continua a toda velocidade nos campos da morte. É então que, a 24 de junho, Mala e Edek conseguem fugir ao inferno do campo de concentração e vivem alguns dias de preciosa liberdade. Este conto de fadas «sem final feliz» dá a conhecer uma história comovente, inexplicavelmente perdida no tempo.
“O Pastor Ferido: O Papa Francisco e a Sua Luta para Converter a Igreja Católica” | Austen Ivereigh (do mesmo autor de Francisco, o Grande Reformador: Os Caminhos de um Papa Radical)
Ao tentar criar uma Igreja mais acolhedora e atenta, virando-a para o exterior, de modo a envolver a humanidade na misericórdia de Deus, o primeiro papa latino-americano da História despertou medos profundos entre aqueles que se opõem ferozmente ao mundo moderno.
Ao enfrentar rebeliões, por permitir que os católicos divorciados tenham acesso aos sacramentos, pela sua tentativa de criar um catolicismo mais «ecológico», pela defesa dos migrantes e da tempestade de críticas devido ao historial de abuso sexual da Igreja, Francisco surge como um líder de visão e capacidade notáveis, com um foco espiritual implacável — um líder em paz no tumulto que o rodeia, cujo objectivo é colocar Cristo, e não o poder, no centro do catolicismo.
Com divertidas pequenas histórias, informações privilegiadas e análise especializada, Austen Ivereigh, reconhecido escritor e jornalista especializado em temas políticos e religiosos, viaja pelos episódios-chave da reforma de Francisco em Roma e em toda a Igreja e põe em foco as frustrações e a fúria, assim como as alegrias e os sucessos de um dos mais notáveis pontificados da era contemporânea.
TOPSELLER (Ficção) e TOPSELLER BLISS (jovem adulto)
Setembro
“Os Olhos da Escuridão” | Dean Koontz (thriller)
Publicado em 1981, o livro do escritor norte-americano Dean Koontz ganhou enorme atenção em todo o mundo por apresentar no enredo aspetos que coincidem de forma quase profética com a atual realidade, nomeadamente a existência de um vírus criado em laboratório na cidade chinesa de Wuhan.
No entanto, o renovado interesse na obra (publicada na altura sob um pseudónimo, no início da carreira, traduzido para 30 línguas e vendido 4 milhões) não agradou totalmente ao autor que, hoje, se tenta afastar desta “colagem” à pandemia. Afinal de contas, as coincidências ficam praticamente por aqui.
Este é um thriller que conta a história de Tina Evans, uma mãe que tenta desesperadamente saber o que aconteceu ao filho, supostamente morto num trágico acidente nas montanhas geladas da Sierra Nevada americana. Mas eis que um dia uma frase surge no quadro de giz do quarto do filho: NÃO MORRI.
É na demanda pelo filho que surge então a ligação a um vírus, chamado «Wuhan-400», criado pelos chineses como arma biológica. O vírus fora levado para os EUA por um cientista chinês desertor e estava a ser alvo de estudo naquele laboratório. A Wuhan-400 era a arma perfeita pois atingia apenas o ser humano e tinha um período de incubação extremamente curto. Wuhan-400 conseguia sobreviver fora do corpo humano durante mais de um minuto, o que significava que podia contaminar de forma permanente objectos ou espaços.
“A Dádiva da Costureira de Paris” | Fiona Valpy (romance histórico)
“O Bebé de Auschwitz” | Lily Graham (romance histórico)
“Pequenos Acidentes” | Sarah Vaughan (thriller)
“Segue o Teu Destino” | Anna Jacobs
“O Indomável Mackenzie” | Jennifer Ashley
“K-Pop: Uma História de Amor” | Ae-Jung
“O Silêncio da Minha Mãe” | Lauren Westwood
Outubro
“A Outra Mulher” | Mary Kubica (thriller)
“Kill Creek” | Scott Thomas (thriller)
“Vardø: Depois da Tempestade” | Kiran Millwood Hargrave (thriller)
“A Troca” | Beth O’Leary (ficção romântica)
“Os Passageiros” | John Marrs (literatura fantástica)
Novembro
“A Vida Secreta das Viúvas Panjábi” | Balli Kaur Jaswal (literatura traduzida)
“Raparigas Selvagens” | Rory Power (literatura traduzida)
“Tua até ao Amanhecer” | Teresa Medeiros (ficção romântica”
INFLUÊNCIA (autores portugueses)
Setembro
“O Pequeno Livro Negro da Corrupção” | Paulo de Morais
Paulo de Morais é professor universitário. Licenciado em Matemática, doutorou-se em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto. Foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto. Foi membro do núcleo fundador da Associação Cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da organização não-governamental Transparency Internacional, de que foi igualmente vice-presidente. É uma referência em Portugal no combate aos mecanismos de corrupção. No âmbito das denúncias que efectuou, esteve envolvido em nove processos judiciais, cuja decisão final lhe foi sempre favorável. Foi candidato à Presidência da República em 2016.
A corrupção mata a esperança no futuro de Portugal. O fenómeno ganhou raízes e é, infelizmente, uma das marcas distintivas do regime democrático português. Bastará estar atento às notícias para constatar que a corrupção contaminou muitas áreas da nossa sociedade, do futebol à cultura, passando pela justiça e pela política.
Com este livro, Paulo de Morais apresenta um registo, para memória futura, do flagelo da corrupção. Retratam-se casos e protagonistas, essencialmente na esfera da política, para que fiquem identificadas as causas do fenómeno e os seus principais responsáveis. Mas também se evidencia o esforço de jornalistas e activistas que combatem a corrupção de diversas formas, bem como das organizações em que se agregam. O autor é um activista na denúncia dos mecanismos da corrupção em Portugal. Faz apresentações e conferências pelo país sobre o tema e foi membro do núcleo fundador da Associação Cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da organização não-governamental Transparency Internacional, de que foi vice-presidente.
“Casa Organizada, Vida Feliz” | Susete Lourenço
Guia prático para manter a casa limpa e organizada. A autora é certificada em organização profissional pela International Association of Professions Career College, e é a primeira Professional Member portuguesa da conceituada NAPO — National Association of Productivity & Organizing. Atualmente, trabalha como Consultora de Organização e Otimização de Espaços. Mais sobre a autora em: www.susetelourenco.pt
“Cozinha com Memória” | Pedro Jorge e Luís Portugal
Luís Portugal e Pedro Jorge participaram em diferentes edições do programa de cozinha MasterChef Portugal, onde se tornaram conhecidos do grande público e populares pela simpatia e pelo talento singular na cozinha. Conheceram-se numa edição especial de Natal do mesmo programa, onde formaram equipa. A empatia entre os dois foi tão grande que não se largaram mais. Desde então, partilham ideias, trocam opiniões e colaboram regularmente em projectos de cozinha. Um transmontano e outro ribatejano, são ambos defensores dos produtos característicos das suas regiões e embaixadores das receitas tradicionais com que cresceram.
Neste livro, estes dois amigos e chefs talentosos contam histórias dos seus passados e falam das pessoas que mais os influenciaram na cozinha. Entre discussões sobre preferências culinárias e rivalidades regionais, ainda partilham cerca de 50 receitas familiares, pessoais, típicas das suas terras e fáceis de confeccionar. Um livro único de receitas tradicionais, histórias pessoais e memórias de cozinha.
“Comer Bem para Crescer Melhor” | Rita Cruz de Sousa
Nos tempos que correm, uma das queixas mais frequentes dos pais é a falta de tempo. Falta de tempo para cozinhar, para procurar alternativas às refeições rápidas e ao pronto a comer, falta de tempo para fazer escolhas mais acertadas na hora de pôr a comida na mesa. Nutricionista experiente, Rita Cruz de Sousa apresenta o caminho para, de forma simples e sem segredos, implementar e manter uma vida equilibrada e uma alimentação saudável na rotina dos filhos e de toda a família.
“Diz lá, Beatriz: Isto Não É um Manual de Instruções para Ser Humano” | Rita Ribeiro
Quem nunca quis, a dada altura, ter nascido com um manual como aqueles que vêm com os telemóveis, cheio de regras ilustradas nos mais diversos idiomas e uma panóplia de botões com funções claras e previsíveis? Quem nunca quis prolongar eternamente um dia bom, ou impedir que um dia mau acontecesse de todo? Quem nunca se sentiu sozinh@ nas curvas e contracurvas da vida? Este livro não é um manual de instruções para seres humanos, até porque isso é coisa que não existe, mas é um livro com um propósito infinitamente mais bonito: permitir-te sentir, pensar e, sobretudo, perceber que, sejas quem fores, estejas onde estiveres, não estás sozinh@.
Outubro
“Murro no Estômago” | Paulo Pereira
Os números não enganam: em Portugal, a violência doméstica matou mais de 500 mulheres nos últimos 15 anos, três dezenas em 2019, 20 entre Janeiro e Agosto de 2020. Na esmagadora maioria, as vítimas são mortas por homens em contexto de relações de intimidade ou familiares. Mas muitas mais são agredidas e sobrevivem apesar do profundo sofrimento, dos abusos e dos maus-tratos a que são submetidas, tantas vezes com os filhos como vítimas simultâneas (só em 2019, a violência doméstica causou 45 órfãos na realidade social portuguesa).
Pela primeira vez em livro, às histórias de vítimas/sobreviventes de violência doméstica na primeira pessoa juntam- -se testemunhos de profissionais que combatem o fenómeno e se empenham na defesa de quem sofre. Recomendado pela APAV no âmbito dos seus 30 anos de actividade, Murro no Estômago apresenta a violência doméstica sob diferentes perspectivas numa abrangência inédita. Ao mesmo tempo reúne informações e contactos úteis, permitindo a quem esteja a ser vítima uma possibilidade de contacto rápido e directo para escapar da situação.
É por isso que este livro conta, problematiza, debate e mostra vários lados desta realidade: de um dia a dia de brutalidade e torturas psicológicas à vontade indómita de resistir e quebrar as barreiras do silêncio; de como a violência doméstica é um exercício de poder sádico, insidioso e cobarde; da incompreensão familiar e indiferença social que é habitual terem de ser superadas para que a plenitude da vida volte a ser possível; da luta persistente de alguns, longe de olhares públicos, protegendo quem precisa até que processos com impasses e recuos avancem de forma decisiva. Está nas mãos de todos nós acabar com este fenómeno. Este livro é um contributo para isso.
“Kakebo: A Arte de Poupar 2021”
O KAKEBO é o livro de contas da poupança doméstica; a solução inovadora que os japonenes usam todos os dias para gerir as suas economias pessoais e retirar o máximo proveito do dinheiro. Esta é a ferramenta que ajudará a controlar a economia do lar e da família, e gerir o consumo de uma forma mais adequada. No fim do plano simples de 12 meses, teremos aprendido a arte de poupar e de gastar melhor o dinheiro, e conhecer a fundo todos os gastos — para obter uma vida melhor!
NASCENTE (Corpo e Mente)
Setembro
“Comer para Dois” | Maria Inês Antunes
Baseado em evidências científicas, Comer para Dois dar-lhe-á informação útil e inequívoca sobre o que o seu corpo precisa para se sentir bem e para garantir um crescimento saudável do bebé, desmistificando ideias erradas sobre determinados hábitos e alimentos. Para colocar em prática esses ensinamentos, tem à disposição deliciosas e nutritivas receitas, desde refeições principais a sopas, bebidas e snacks saudáveis, todas elas pensadas para cada fase específica.
“O Fogo do Coração” | Peter Bampton
O Fogo do Coração é uma profunda jornada pela radical imediatez e o ilimitado potencial evolutivo do Despertar Espiritual aqui e agora. Abordando de uma forma tão simples quanto esclarecedora a Verdadeira Meditação, o Processo de Despertar que o autor aqui revela é direto, atual e abarca a totalidade da existência. A sua escrita é fluída e acessível a todas as pessoas, mesmo às que não têm experiência de meditação ou que não se encontram avançadas na sua caminhada espiritual, mas é rica em subtilezas sobre a natureza da mente e oferece vastas aprendizagens aos caminhantes mais experientes. Peter Bampton, que vive em Portugal, é palestrante regular em diversos eventos, dá cursos específicos sobre o tema do livro, e é cofundador do Awakened Life Project. www.awakenedlifeproject.org/pt
“O Caminho do Homem Superior” | David Deida
É um especialista norte-americano em espiritualidade e sexualidade. Conhecido como um dos professores mais talentosos e provocadores do nosso tempo, tem revolucionado o crescimento sexual e espiritual de homens e mulheres através dos seus workshops reconhecidos internacionalmente.
O Caminho do Homem Superior explora os pontos mais importantes na vida de um homem — a carreira, a família, as mulheres, a intimidade, o amor e a espiritualidade — e define-se como um guia para viver uma vida de integridade, autenticidade e liberdade. As lições apresentadas neste livro explicam o derradeiro desafio, e recompensa, ao homem actual: unir determinação e emoção na mais plena expressão do amor e da consciência.
Outubro
“Cozinha com os Chakras” | Carina Barbosa
Através das cores e das energias dos alimentos, Cozinha com os Chakras mostra o efeito que cada um deles tem no seu corpo físico, mental, emocional e espiritual, já que cada chakra está conetado com diferentes áreas da sua mente, corpo e espírito. Por exemplo, se necessita de trabalhar as suas emoções, terá de consumir alimentos de cor laranja. Aqui encontrará dezenas de receitas de entradas e acompanhamentos, sopas, pratos principais e sobremesas para cada um dos chakras.
FAROL (Mente e Espírito)
Setembro
“A Revolução por Fazer” | Dalai Lama e Sofia Stril-Rever
Vivemos uma era de conflitos permanentes, de excesso de informação e contra-informação, onde o direito à vida está LAMA ameaçado por problemas políticos, ambientais e económicos e pelo crescimento dos nacionalismos. Com todo este cenário assustador, acabamos por nos afastar do que verdadeiramente interessa se quisermos construir um futuro melhor. Em A Revolução por Fazer, o líder espiritual tibetano Dalai Lama compartilha a sua visão do mundo e pede aos jovens que assumam o papel de agentes da mudança. Mais do que isso, encoraja a juventude a reflectir sobre o mundo que estamos a construir e a iniciar já a transformação. Há uma revolução por fazer, que não é baseada em crenças ou ideologias, antes na ética: a Revolução da Compaixão. Este é o livro que urge ler para mudar o mundo. INCLUI O MANIFESTO DA RESPONSABILIDADE UNIVERSAL
“Deus no Alcorão” | Jack Miles (vencedor do Pulitzer em 1996)
Do galardoado autor Jack Miles, chega-nos agora esta obra emblemática que oferece um revelador retrato do Islão, aquela que é a religião com maior crescimento a nível global e a segunda maior em número de fiéis em todo o mundo. Este livro revela o que há de único em Alá — Deus, para os islâmicos —, os Seus ensinamentos e o Seu temperamento misericordioso, mostrando que, muitas vezes, são infundadas as afirmações proferidas sobre a fé islâmica. Jack Miles, com a sensibilidade que lhe é característica e um domínio prodigioso do assunto, demonstra toda a continuidade espiritual entre a tradição islâmica, o judaísmo e o cristianismo. E consegue também algo a que se propõe: «Venerarmos deste modo o Sagrado Alcorão, enquanto literatura, é uma forma de o abrir, com empatia, a novos leitores.»
FÁBULA
Setembro
“A Alma Perdida” | Olga Tokarczuk e Joanna Concejo (traduzido do polaco por Teresa Fernandes Swiatkiewicz)
Era uma vez um homem que vivia tão apressado que, sem dar por isso, perdeu a alma. Continuava a andar, a dormir, a comer, a trabalhar e até jogava ténis. Mas, às vezes, tinha uma sensação estranha. Um dia sentiu dificuldade em respirar e deixou de saber quem era. Depois de uma consulta médica, tomou uma decisão que lhe mudou a vida.
A Alma Perdida é uma obra-prima de duas importantes autoras polacas premiadas: Olga Tokarczuk, vencedora do Prémio Nobel de Literatura e do International Man Booker Prize (2018), e Joanna Concejo, vencedora do Livro do Ano pelo IBBY (2013) e Menção Especial do BolognaRagazzi Award (2018).
Olga Tokarczuk nasceu em Sulechów, uma pequena cidade polaca, em 1962. Uma das melhores e mais apreciadas autoras de hoje, a sua obra tem sido alvo de inúmeras distinções. Recebeu por duas vezes o mais importante prémio literário do seu país, o Prémio Nike. Em 2018 foi finalista do Prémio Fémina Estrangeiro e vencedora do Prémio Internacional Man Booker. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 2019. A Alma Perdida é o seu primeiro livro para crianças e adultos.
Joanna Concejo nasceu em 1971 e formou-se na Academia de Belas Artes de Poznan, Polónia. É autora e ilustradora de livros publicados em vários países. Foi galardoada com os prémios Livro do Ano 2013 pelo IBBY e Menção Especial/Ficção Bologna Ragazzi 2018 pelo livro A Alma Perdida.
“A Orquestra” | Avalon Nuovo e David Doran (álbum ilustrado)
Em bandas sonoras de cortar a respiração ou em emocionantes apresentações ao vivo, a actuação de uma orquestra é, sem dúvida, um espectáculo único. Vem conhecer alguns dos mais famosos compositores de todos os tempos, os instrumentos que constituem uma orquestra sinfónica e importantes salas de concerto que vale a pena visitar. Tendo a orquestra como ponto de partida, este livro é a iniciação perfeita ao mundo da música.
“Fábulas de Esopo” | Elli Woollard e Marta Altés (álbum ilustrado)
As lebres são super-velozes, ágeis, e andam a acelerar, Ao passo que as tartarugas se arrastam e são as últimas a chegar. Quem leva então a melhor? As lebres, claro! Ou não será bem assim? É que nem sempre o mais rápido é o que vence no fim.
Esta belíssima colectânea de fábulas de Esopo inclui oito dos seus famosos contos exemplares, recontados em verso com humor e vivacidade. Das mesmas autoras de Contos do Foi Assim (ed. Fábula, 2018).
Outubro
“A Cidade e as Serras” | Eça de Queirós (colecção Tesouros da Literatura)
Prefácio de José Jorge Letria
Neste romance é-nos contada a história de Jacinto, um jovem português, oriundo de uma família abastada, que vive em Paris rodeado de todos os luxos, das mais recentes descobertas da ciência e da mais moderna tecnologia. Tudo à sua volta está «abarrotado de Civilização», mas a sua insatisfação e o seu aborrecimento são permanentes. Até que decide ir até Tormes, terra natal dos seus antepassados. Para a viagem da capital francesa até à província portuguesa, são preparadas dezenas de caixotes e malas, mas inesperadamente acaba por chegar sem nada. Este acaso vai permitir-lhe experimentar as coisas simples da vida e é então que ocorre uma mudança profunda: privado das coisas materiais, o seu lado humano floresce e Jacinto torna-se uma pessoa diferente.
“Histórias de (En)contar de um Lobo que não Gostava de Matemática” | Maria Francisca Macedo (texto) e Jaime Ferraz (ilustrações)
Obra vencedora do Prémio Literário Maria Rosa Colaço de Literatura infantil em 2019. O texto é interpelativo e inteligente. Escrito em verso, está repleto de humor e referências a histórias bem conhecidas das crianças. As ilustrações, modernas e apelativas, realçam o humor e nonsense do texto.
O personagem principal é um lobo, que tinha grande aversão à Matemática e dificuldade em encontrar um bom jantar. Cheio de fome, ele vai-se cruzando com várias personagens (figuras-tipo das histórias tradicionais, como os 3 porquinhos, os 7 cabritinhos, capuchinho vermelho), mas a tarefa afigura-se complicada. Será que vai conseguir comer alguma coisa?
Maria Francisca Macedo nasceu em 1988 e cresceu entre a cidade e o campo. Seguiu o curso de Biologia, mas mudou de área e tornou-se professora do Ensino Básico, em 2011. Graças à coleção O Clube dos Cientistas foi distinguida peloGLOBAL TEACHER PRIZE 2018, com uma Menção Honrosa pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade Social. Vários livros desta coleção fazem já parte do Plano Nacional de Leitura (PNL) e do catálogo LER+Ciência, numa parceria do PNL com a rede CIÊNCIA VIVA. Recebeu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2019, de Literatura Infantil, pela obra Histórias de (En)contar de um Lobo que Não Gostava de Matemática (ed. Fábula).
Jaime Ferraz nasceu em Lisboa, em 1986. Licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, mas antes andou de skate, jogou à bola e subiu às árvores. Quando o sol se põe, trabalha como freelancer algures entre a ilustração, a pintura e o design gráfico. Máquina (ed. Pato Lógico, 2017), o seu primeiro livro, foi alvo de uma menção na 22.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração e está traduzido Ilustrador convidado do 1º número da revista Dois Pontos.
Novembro
“Luzes na Floresta” | David Litchfield (álbum ilustrado)
Trad. de Luísa Costa Gomes
Um dia, quando a Helena ainda era criança, saiu de casa e foi para a floresta. Sentada na Grande Rocha, observava o céu estrelado e sonhava poder viajar no espaço e conhecer seres de outros planetas. Queria descobrir as maiores maravilhas junto das estrelas brilhantes que admirava da Terra. Quando uma nave espacial aterra ali perto, ela nem quer acreditar. Mas é apenas depois de viajar pelo espaço que percebe que aquilo que procurava estava mais perto do que pensava.
David Litchfield é um aclamado autor e ilustrador de livros infanto-juvenis. O seu estilo distingue-se pela envolvência dos cenários e o uso de diversas técnicas tradicionais combinadas com ferramentas
digitais. O Urso e o Piano foi publicado em 30 línguas, com um grande aplauso da crítica à escala global, e em 2016 venceu o Prémio Waterstones para Melhor Livro Ilustrado.
BOOKSMILE
Setembro
“O Rowley Apresenta: Uma Aventura Supimpa” | Jeff Kinney
Atreve-te a entrar nesta aventura épica? O Rowley apresenta uma história incrível e totalmente original, dando vida a Garg, o Bárbaro (ou será Greg?) e a Roland (ou será Rowley?). Na companhia de Garg, o Bárbaro, Roland deixa para trás a segurança da sua vila para cumprir uma missão: salvar a mãe das garras do terrível Feiticeiro Branco. Conseguirão os nossos heróis sair vivos desta incrível mas perigosa aventura?
“Saudades do Teu Abraço” | Eoin McLaughlin (texto) e Polly Dunbar (ilustrações)
O Ouriço e a Tartaruga são os melhores amigos, mas não podem abraçar-se. Felizmente, eles descobriram que há muitas formas de mostrarmos aos outros que os amamos com todo o nosso coração. E sabes que mais? O amor revela-se nos gestos mais simples.
“Todas as Famílias São Únicas” | Stephanie Stansbie e Katy Halford
Dois pais, duas mães, uma mãe super-heroína, uma equipa de voleibol… cada família é única à sua maneira. E ninguém sabe isso melhor do que o Vasco, porque ele tem MUITOS amigos, cada um com uma família diferente. E sabes o que ele aprendeu? Não importa quem são ou onde vivem, há uma coisa que todas têm em comum: o amor. Um livro essencial sobre a aceitação da diferença e sobre os laços de amor que unem cada família.
“Pensa Verde: Reduz, Reutiliza e Recicla e Muda o Mundo para Melhor” | Liz Gogerly (texto) e Miguel Sanchez (ilustrações)
Sabias que uma pequena mudança nos teus hábitos faz toda a diferença no planeta? Muitos jovens, um pouco por todo o mundo, já começaram a salvar o ambiente. E tu? Podes começar por ir a pé ou de bicicleta para a escola, ou até por fazer lanches de desperdício zero… Este livro está cheio de ideias simples e brilhantes, que te vão ajudar a reutilizar, reduzir e reciclar. Tudo para tornar o mundo um bocadinho mais verde… uma pessoa de cada vez.
“O Meu Monstro e Eu” | Nadiya Hussain (texto) e Ella Bailey (ilustrações)
Aquele ali em baixo sou eu. E esta criatura amarela é o monstro das preocupações. Esteja eu a escovar os dentes, a brincar ou a tentar adormecer, o monstro das preocupações NUNCA me larga. Mas porque é que ele não se vai embora?
Um livro doce e encantador. A ferramenta essencial para ajudar as crianças a falarem abertamente sobre os seus medos e ansiedades. Escrito pela celebridade britânica Nadiya Hussain, a pasteleira responsável por confeccionar o bolo do 90.º aniversário da rainha de Inglaterra.
E ainda, entre outros:
o Comparações Incríveis: Mede o Mundo à tua Volta!
o O Clube dos Cientistas 13: Ataque Pré-histórico
o O Bando das Cavernas Heróis do Mundo 6: O Segredo do Totem!
o Comparações Incríveis: Mede o Mundo à tua Volta!
o O Incrível Mundo de Gumball: Brincar com o Fogo | O Incrível Mundo de Gumball: Dois Miúdos Valentes
Outubro
“Período” | Patrícia Lemos
A educadora menstrual Patrícia Lemos acaba com velhas crenças e embaraços.
Texto escrito com rigor mas de forma descontraída, apelando ao público jovem, habituado a uma linguagem simples e directa. Ilustrações e grafismo muito colorido e que imprime algum humor ao tema. Tema sempre actual, nem sempre fácil de abordar, que diz respeito a todas as meninas (e os seus familiares e educadores).
Durante toda a história da Humanidade, o Homem deparou-se com coisas que não conseguia entender. Durante séculos, o corpo das mulheres foi um enigma. Havia um sangue que aparecia ciclicamente, que não era resultado de doença aparente nem de violência e para o qual era necessário criar uma explicação. Nasceram assim centenas de mitos menstruais e até ao século XIX, no mundo ocidental, achava-se que as mulheres sangravam para estabilizar naturalmente o seu humor e emoções.
Muitos destes mitos foram desaparecendo com o avanço da ciência, do conhecimento do corpo e da medicina. Já outros foram passando de geração em geração, e, em algumas partes do mundo, permanecem até ao dia de hoje.
Por tudo isto, um livro sobre o período serve para ajudar a acabar com as velhas crenças que ainda alimentam embaraços, e dar-te informação verdadeiramente útil para que descubras o teu corpo e as coisas espectaculares que ele é capaz de fazer, sem medos.
Patrícia Lemos tem sido convidada d’ O Programa da Cristina Ferreira e o seu trabalho na área da saúde menstrual e da fertilidade tem tido uma aceitação tremenda. É educadora para a Saúde Menstrual e para a Fertilidade, terapeuta certificada em Fertile Body Method®. É fundadora do Círculo Perfeito® e membro da Society for Menstrual Cycle Research U.S.A.
“Porque é que Temos de Lavar as Mãos? Tudo sobre vírus, bactérias e outros germes!” ilustrações de Diana Oliveira
Com certeza já fizeste estas perguntas imensas vezes: Porque é que tenho de lavar as mãos? Porque é que tenho de espirrar para o cotovelo? Porque é que tenho de tomar banho hoje? A resposta é: germes! O que são germes? São organismos invisíveis a olho nu que podem causar doenças. E eles estão em todo o lado. Literalmente! No teu quarto, na tua mochila da escola e até no teu corpo. NO-JO!
Neste livro, repleto de ilustrações divertidas, encontras tudo aquilo que precisas de saber sobre bactérias, vírus, fungos e outros micróbios tão nojentos quanto misteriosos. Aprende como o nosso corpo se defende dos germes e o que podes fazer para evitar que se espalhem! Capítulo a capítulo, vais também descobrir como é que os cientistas trabalham incansavelmente para desvendar o mundo destes bichos fugidios e encontrar formas de os combater. Já sabes o que fazer: vai lavar as mãos e começa a ler este livro para não seres apanhado desprevenido pelos germes!
“A Aranha Antonieta e o AEIOU” | Vanessa Namora Caeiro (álbum ilustrado)
Nova autora/ilustradora portuguesa revela o seu talento num álbum cheio de cor e de conteúdo pedagógico
A Aranha Antonieta vive na Aldeia das Árvores Amarelas e, por lá, tudo o que existe começa com a letra A. Admirável, não achas? Mas um dia algo estranho acontece e a Antonieta embarca numa imensa viagem por outros mundos e por outras vogais. E tu? Estás pronto para esta Aventura Estranha, mas Inexplicavelmente Ótima e Única? Então anda daí e atreve-te a descobrir onde se esconde o AEIOU.
Vanessa Namora Caeiro é licenciada em Artes Plásticas e Fotografia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa., as artes sempre foram a sua paixão. Como artista plástica, realizou várias exposições colectivas e individuais, tanto em Portugal como no estrangeiro. Em 2008 tornou-se artista residente no espaço Trampolim Art Jammers e, mais tarde, na Galeria Monumental. Fez Cinema de Animação e trabalhou em curtas-metragens de autor, séries infantis, anúncios publicitários e cenografias visuais para peças de teatro e outros espectáculos. A Aranha Antonieta e o AEIOU é a sua grande estreia enquanto autora. É autora do blogue 280: Odisseia no Útero.
“O Meu Livro de Mitologia” | Sérgio Franclim (texto) e Raquel Costa (ilustrações)
Explora os maiores mitos gregos e romanos! Antes dos super-heróis e dos super-vilões, existiram os deuses, os monstros e outras criaturas fascinantes da Grécia Antiga! É nestes incríveis protagonistas que são inspiradas muitas das histórias dos livros e dos filmes da actualidade. Descobre a origem da guerra entre os deuses e os titãs, os doze trabalhos de Hércules ou ainda a luta empolgante de Teseu contra o Minotauro! Dos mitos mais emocionantes aos mais sangrentos e terríficos, neste livro vais encontrar histórias épicas, com ilustrações cheias de pormenores que não vais querer perder! Prepara-te para o mais épico de todos os livros e desvenda os mistérios por detrás dos deuses e monstros mais espantosos da História!
E ainda, entre outros:
o O Diário de um Banana 15: Bater no Fundo
o O Mundo da Carlota 5: Em Defesa dos Animais!
o Da Árvore para o Supermercado! A Jornada Incrível das Coisas do Dia a Dia
o Novos Ficheiros Secretos: Investiga os Maiores Desastres do Mundo
o O Clube dos Cientistas 14: Fora de Jogo
o Vamos Falar de: Emoções
Novembro
“As Formigas Vão Salvar o Planeta” | Philip Bunting
Aprende com as formigas a cuidar melhor da terra! Às vezes, as respostas às perguntas mais importantes da vida estão nos sítios mais improváveis! As formigas são seres impressionantes. Conseguem carregar mais de 10 vezes o seu peso, reciclam e estão sempre prontas a ajudar. Neste livro divertido, vamos conhecer o mundo das formigas e descobrir como é que podemos aprender com a sua sabedoria milenar para salvar o planeta! Vamos a isso!
Do mesmo autor de Como Aqui Chegámos (ed. Booksmile, 2019)
E ainda, entre outros:
o O Bando das Cavernas 31: O Tzick GIGANTE
o Vamos Regressar à Era dos Dinossauros
o O Incrível Mundo de Gumball: Guia de Ciência do Gumball | O Incrível Mundo de Gumball: Toca a Rabiscar!O O Bando das Cavernas 1 Edição revista e Aumentada
LILIPUT
A coleção NEE Superpoderes celebra os traços positivos associados às Necessidades Educativas Especiais (NEE) e ajuda as crianças a entenderem e a lidarem de forma construtiva com as mesmas. Escrita por especialistas, inclui estratégias úteis para os pais, direcionadas para os desafios do dia a dia.
NEE Superpoderes 1: O Mistério da Sala de Aula: Um Livro sobre PHDA*
Alguém roubou a comida do coelhinho Bola de Neve! A Inês está com dificuldade em manter-se concentrada na aula, pois só consegue pensar em reunir pistas para encontrar o ladrão. Será que a Inês, com a ajuda dos seus superpoderes, vai conseguir desvendar este mistério?
* Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
NEE Superpoderes 2: O Projeto Vencedor:Um Livro sobre Autismo
O Carlos sabe imenso sobre comboios, mas fica muito nervoso quando tem de se juntar aos colegas no projecto de construção de um comboio, para participarem na Feira de Ciência. Será que o Carlos, com a ajuda dos seus super-poderes, vai conseguir ajudá-los a alcançar o primeiro prémio?
NEE Superpoderes 3: O Desafio do Mapa: Um Livro sobre Dislexia
No acampamento de escuteiros, durante o jogo da caça à bandeira, o Samuel fica responsável pela interpretação do mapa. Mas ler não é uma tarefa fácil para ele. Será que o Samuel, com a ajuda dos seus super-poderes, vai conseguir ajudar os colegas a encontrar o caminho certo?
NEE Superpoderes 4: Um Dia em Grande: Um Livro sobre Ansiedade
A Rita sente-se muito ansiosa com a apresentação que tem de fazer diante da sua turma. Entretanto, quando descobre que o seu colega João está triste, a Rita esquece-se da apresentação e faz tudo para animar o amigo. Será que a Rita, com a ajuda dos seus super-poderes, vai conseguir fazer uma apresentação incrível?
Outras colecções:
o Crescer Feliz (Descobre o Teu Poder, Aumenta a Tua Confiança)
Inclui actividades criativas e inspiradoras que ajudam a desenvolver uma forte auto-estima.
o É Tão Fácil Ser… (Calmo, Feliz, Amigo, Corajoso)
Colecção de livros interactivos para a descoberta das primeiras emoções.
o Biblioteca do Conhecimento (Oceano, Corpo Humano, Dinossauros, Espaço
o O Mundo Inteiro à Tua Espera! (Os Animais, O Homem, a Terra)
Sem Comentários