A convite da Porto Editora, o Deus Me Livro marcou presença no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (em Lisboa) para a apresentação das novidades do primeiro semestre do Grupo editorial do qual fazem parte as chancelas Porto Editora, Sextante, Livros do Brasil, Assírio & Alvim, Albatroz e Coolbooks.
Pela Porto Editora, Manuel Alberto Valente destacou o segundo volume da biografia autorizada de Jorge Sampaio, por José Pedro Castanheira, que incide sobre o tempo em que foi Presidente da República.
Cláudia Gomes salientou a publicação de “A hope more powerful than the sea”, da autoria de Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas, uma dramática chamada de atenção para a situação por que passam milhares de sírios na sua busca por paz e abrigo na Europa.
“Alfa – Histórias de 5 minutos”, um título que usará a tecnologia de realidade aumentada presente nos manuais híbridos da Porto Editora, marcou a intervenção de Sandra Lopes, que apresentou as novidades do catálogo infantil.
Na Livros do Brasil surge uma grande novidade: o regresso da Colecção Miniatura, iniciada originalmente nos anos 50, onde constarão livros de ficção, clássicos e contemporâneos, com reconhecida qualidade literária. Rosa Montero, Javier Cercas e John Steinbeck são os escritores que inauguram o relançamento desta coleção, já em janeiro, com “A louca da casa”, “Soldados de Salamina” e “A um deus desconhecido”, respectivamente.
João Rodrigues, pela Sextante Editora, realçou a publicação de “O segredo da modelo perdida”, o novo romance de Eduardo Mendoza, vencedor do Prémio Cervantes 2016.
De entre as novidades da Assírio e Alvim para o primeiro semestre, Vasco David destacou o “Épico de Gilgamesh”, o mais antigo poema longo a chegar aos nossos dias, numa tradução erudita de Francisco Luís Parreira.
Pela Coolbooks, Vítor Gonçalves salientou a edição de “O nó da culpa”, de Filipe Batista, o romance vencedor da edição de 2016 do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, na categoria de Jovens Talentos.
Ao todo, foram apresentados mais de 90 títulos. Deixamos aqui um pequeno vislumbre do que está para chegar às livrarias durante os próximos seis meses.
Janeiro
“Pátria ou Morte” | Alberto Barrera Tyszka
Editora: Porto Editora
Um mosaico de personagens conduz-nos às vicissitudes da Venezuela de Chávez.
“O Segredo da Modelo Perdida” | Eduardo Mendoza
Editora: Sextante
O famoso protagonista, cabeleireiro e investigador dos romances “O mistério da cripta assombrada”, “O labirinto das azeitonas”, “A aventura do tocador de senhoras” e “O enredo da bolsa ou da vida” – este publicado também pela Sextante – regressa agora recordando um caso encerrado nos anos oitenta, e tenta resolvê-lo vinte anos mais tarde.
Fevereiro
“Um Lugar Chamado Angola” | Karla Suárez
Editora: Porto Editora
As marcas da intervenção em Angola, num romance que tem também Lisboa como cenário.
“O Grande Mistério de Bow” | Israel Zangwill
Livros do Brasil – Colecção Campiro
“O Grande Mistério de Bow” faz confluir as vivências de precariedade e luta dos habitantes do bairro pobre de Bow numa intriga engenhosa que culmina com um desfecho absolutamente surpreendente. Único romance policial escrito por Israel Zangwill, publicado pela primeira vez em livro em 1892, este é um texto de estilo vívido e sarcástico que mantém uma espantosa modernidade.
“Três Histórias Desenhadas” | José de Almada Negreiros
Editora: Assírio & Alvim
É na década de vinte, em 1926, que Almada publica, no semanário ilustrado Sempre Fixe, as
histórias “Era Uma Vez”, “O Sonho de Pechalim” e “A Menina Serpente”, que aqui se apresentam com base nos desenhos originais, fora uma ou outra lacuna.
Março
“Sr. Pivete” | David Walliams
Editora: Porto Editora
Chloe é talvez a menina mais solitária do mundo. E, então, conhece o Sr. Pivete, o sem- abrigo que anda pelas ruas perto de sua casa. Sim, ele cheira um pouco mal – mas é também a única pessoa que trata Chloe com alguma simpatia.
“Épico de Gilgamesh”
Assírio & Alvim
Geralmente considerado o mais antigo poema longo a chegar até aos nossos dias, este épico da Mesopotâmia tem uma história de cerca de 4.000 anos. Fala dos fascinantes e comoventes feitos heróicos de Gilgamesh e da sua busca solitária da imortalidade.
Abril
“William Wenton and the Luridium Thief” (título original) | Bobbie Peers
Bobbie Peers (1974) deixou a sua marca na história do cinema norueguês ao vencer a Palma de Ouro em Cannes com a sua curta-metragem “Sniffer”. Este prémio tornou-se no primeiro marco de muitos na sua carreira de realizador e argumentista. Em 2015 lançou o seu primeiro livro, “William Wenton and the Luridium Thief”, o primeiro título de uma série com um herói que é um génio da criptografia.
Maio
“Eleanor Oliphant” | Gail Honeyman
Primeiro romance de Gail Honeyman, foi um dos livros mais destacados na Feira do Livro de Frankfurt de 2015, tendo os direitos de tradução sido cedidos para 26 países.
“Campeão de Saias” | David Walliams
Do autor do bestseller “A avozinha Gângster”, uma aventura de futebol e…saias.
“O Quarto Enorme” | E. E. Cummings
Livros do Brasil
Trata-se de um acontecimento literário. Cem anos depois da prisão de Cummings que
inspirou este texto, ele é finalmente publicado em Portugal. “O Quarto Enorme” é um livro
belíssimo e bem-disposto, que não esconde porém a crítica do seu autor à guerra que lhe serve de pano de fundo – e, acima de tudo, à censura do pensamento em tempo de guerra.
Junho
“O Caso da Quinta Avenida” | Anna Katharine Green
Livros do Brasil – Colecção Vampiro
Título histórico da literatura policial, que captou o interesse do poeta Fernando Pessoa – a ele devemos o início da sua tradução e a publicação de fragmentos, ainda nos anos 20. Publicado originalmente em 1878, este foi o romance de estreia daquela que viria a ser apelidada de «mãe do romance detectivesco».
Sem Comentários