Ainda que estejamos já a percorrer o segundo mês do ano, há sempre espaço e tempo para falarmos do que está para chegar às livrarias nos próximos meses. Segue-se a rentrée literária da Orfeu Negro, dividida entre colecções para miúdos e graúdos.
Colecção Orfeu Mini
“O Rosto da Avó” | Simona Ciraolo
Data de lançamento: já nas bancas
“O que é que guardas nesta linha, avó? E o que é que está nestas pequeninas?”
Depois de “Quero um abraço” e “O que aconteceu à minha irmã?”, Simona Ciraolo conta-nos a história da vida através das rugas de um rosto.
“Aquário” | Cynthia Alonso
Data de lançamento: Fevereiro
Livro de estreia da autora argentina Cynthia Alonso, que nos apresenta a uma menina apaixonada pelos encantos do mar. As ilustrações deste livro foram selecionadas para a Feira do Livro de Bolonha 2016.
“O Piolho Sabe Que” | Aurore Petit & Mathis
Data de lançamento: Fevereiro
Um pequeno piolho dado à vida de comediante diverte o pequeno leitor entre jogos de imagens e de palavras.
“Aqui Há Gato!” | Rui Lopes & Renata Bueno
Data de lançamento: Março
A história de um rei, que tem por nome D. Chato, que fazia sempre tudo da mesma maneira, desde calçar a bota direita antes da esquerda ou o risco para o mesmo lado. Até que a Dona Cristina lhe virou a vida do avesso. Renata Bueno, a ilustradora, cria objectos e personagens a partir de códigos de barra recortados.
“Crac!” | Carmen Chica & Martina Manya
Data de lançamento: Março
“Um dia, o céu torna-se cinzento e todos decidem pintá-lo de outra cor. Mas cada nova cor traz consigo um problema inesperado…”
A Cidade Selvagem” | Joan Negrescolor
Data de lançamento: Março
“Nina caminha para a Cidade Selvagem, onde tem encontro marcado com os seus amigos. Entre as ruínas de uma cidade abandonada, os animais reúnem-se e esperam Nina, que lhes vem ler uma história.”
“O Que é Importante?” | Madalena Moniz
Data de lançamento: Março
A história de um rapaz que acorda com um pássaro e decide segui-lo, transportado por um balão vermelho. E onde se fala das coisas importantes da vida, como a amizade e bolos de chocolate.
Colecção Livros Para o Amanhã
“É Assim a Ditadura” | Equipo Plantel & Mikkel Casal
“Como Pode Ser a Democracia” | Equipo Plantel & Marta Pina
Data de lançamento: Abril
Dois novos títulos de uma colecção que gira à volta de valores essenciais.
“Adieu Chaussette” | Benjamin Chaud
Data de lançamento: Maio
“Um menino decide que já é crescido para continuar a ter um animal como melhor amigo. Elabora então um plano para abandonar o seu coelho no meio da floresta…”
“Gaston” | Kelly DiPucchio & Christian Robinson
Data de lançamento: Maio
“O Gaston dá lambidelas – sem se babar! Faz béu-béu – sem rosnar! E dá-se muito bem com as suas irmãs caniches. A Antoinette não gosta de nada limpo, lindo ou lilás. E prefere confusões, chinfrins e castanho.”
“Captain Coconut & The Case Of The Missing Bananas” | Anushka Ravishankar & Priya Sundram
Data de lançamento: Junho
“Repleta de humor e peripécias absurdas, esta novela gráfica vai deixar-nos intrigados e com uma série de músicas na cabeça. Tudo isto decorado com elementos da cultura tradicional indiana e referências à tão popular Bollywood.”
“Bonne Nuit!” | Pierre Pratt
Data de lançamento: Junho
Uma história sobre o ritual de fim de dia, de um homem que diz boa tarde ao seu chapéu mas também à perna esquerda. E à direita.
Colecção Orfeu Negro
“Técnicas do Observador” | Jonathan Crary
Data de lançamento: já nas bancas
“Partindo da análise dos vários dispositivos ópticos que surgem no século XIX, Crary demonstra como a formatação da visão é indissociável de uma operação de normalização da figura do observador.”
“Performance na Esfera Pública” | Vários Autores
Data de lançamento: Março
Lançamento a 10 de Abril na Fundação Calouste Gulbenkian com uma Conferência de Rebecca Schneider
“Pode a performance arte hoje participar, construir e recriar o espaço público? Como podem os mundos criado spela performance reconfigurar as possibilidades políticas, éticas e estéticas do encontro com o outro, de acção no mundo e da relação entre a esfera privada e pública?”
“Sinais de Cena”
Data de lançamento: Abril
“Fundada em 2004, a segunda série da revista Sinais de Cena tem periodicidade anual e é publicada pelas edições Orfeu Negro. O número de 2017 é dedicado ao tema “Genética Teatral”, uma disciplina dos estudos de teatro, ainda com pouca expressão na academia portuguesa. Entre os vários artigos, estão textos de Ana Clara Santos, Fátima Saadi, uma entrevista a Jorge Silva Melo e um portefólio dedicados aos 40 anos de actividade do Teatro Aberto.”
”Não é o Humor Que Nos Vai Salvar” | Mário Moura
Data de lançamento: Junho
“Nestes ensaios, usa-se a crítica como resposta informal mas exigente a uma crise – que vamos vivendo – e que se estende da cultura à política, passando pelo design, a economia, a arte, o cinema, a arquitectura, o comissariado e a própria crítica.”
“Diante do Tempo: História da Arte e Anacronismo das Imagens” | Georges Didi-Huberman
Data de lançamento: Julho
“Que relação da história com o tempo nos impõe a imagem? E que consequências terá para a prática do historiador de arte?”
“Gender Trouble: Feminismo e Subversão da Identidade” | Judith Butler
Data de lançamento: Setembro
Depois de “Teoria King Kong”, a Orfeu Negro publica o segundo título na área dos estudos queer e de género.
“O Exercício Experimental da Liberdade” | Delfim Sardo
Data de lançamento: Outubro
As vanguardas e práticas artísticas do século XX, num livro que questiona a premissa utópica de uma emancipação da arte relativamente à representação.
“Teatro Pós-Dramático” | Hans-Thies Lehmann
Data de lançamento: Novembro
“Hans-Thies Lehmann cunhou o termo “Pós-dramático” para dar conta de um novo tipo de teatro que emerge após os anos 60, mais permeável à incorporação de outras formas de arte e de novas tecnologias.”
Sem Comentários