“Dormir devia ser fácil. Afinal, é uma das coisas mais naturais que fazemos; precisamos do repouso e queremos dormir. Mas nem sempre conseguimos. O que se passa?”. Ansiedade? A cabeça é inundada de preocupações na hora de dormir? Stress? Medo de não adormecer ou de dormir mal? Fadiga e cansaço mesmo depois de uma noite de sono? Noites sem dormir? Identifica-se com estes sintomas? Se for o caso, talvez encontre uma boa solução para o seu problema em “Quando Nada Acontece” (Suma de Letras, 2020), que no subtítulo promete Histórias Aconchegantes que Serenam a Mente e Ajudam a Dormir.
Kathryn Nicolai confessa que, uma noite, se encontrava “(ironicamente) acordada a meio da madrugada com o meu velho cão. E foi quando estava sentada a fazer festas nas costas do beagle que me ocorreu”. Um podcast com as suas histórias aconchegantes, que tanto ajudam o leitor a ter um sono tranquilo como ensinam os princípios da atenção plena, para que as horas de vigília se tornem se tornem doces e serenas.
O segredo consiste na arte de bem contar de histórias aos ouvintes, agora leitores, induzindo a uma noite bem dormida. Várias são as razões para ausência de sono – uma delas prende-se com o facto de “levar o trabalho connosco para a cama. Respondemos a e-mails, verificamos obsessivamente as mesmas três ou quatro aplicações das redes sociais e recebemos e enviamos mensagens momentos antes de tentarmos repousar”. Dessa forma, torna-se imprescindível encerrar os circuitos do dia para informar o cérebro que o trabalho chegou ao fim, que é hora de descansar, relaxar e descontrair. É essencial criar uma rotina que “indique à sua mente e ao seu corpo que está na hora de se deitar, por isso deve preencher estes momentos com aquilo que tenha esse significado para si”.
Kathryn reúne cerca de cinquentas histórias, organizadas cronologicamente de acordo com as estações do ano, num único livro para ler devagar e com vagar, todos os dias, proporcionando bem-estar e serenidade. A maioria da história é complementada com receitas, instruções para se sentir melhor após um dia mau, experiências sensoriais que ajudam a relaxar, conselhos para melhor meditar. É possível ler o que disseram alguns dos que já escutaram estas narrativas e, ainda, usufruir das ilustrações de Léa le Pivert.
Todas as histórias ocorrem no mesmo universo: na Vila de Nada Acontece. Nas primeiras páginas há um mapa da vila imaginária, onde se pode descobrir gentes e lugares, como a loja das especiarias, a papelaria, o mercado, o museu, a loja da música, o café ou a biblioteca, entre outros locais de interesse que, simultaneamente, servem de fio condutor às histórias apresentadas ao longo do livro. Das várias histórias, curtas e simples, encontra-se a narrativa dedicada à biblioteca, espaço de múltiplas descobertas, onde se requisita uma pilha de livros para ler, saltitando de página em página, de livro em livro, antes de adormecer.
Inspire e expire.
Leia.
Relaxe e volte a ler.
Página a página o sono chegará.
Boas leituras. Bons sonhos.
Sem Comentários