Rory Branagan, detective, o melhor deles todos (pelo menos de todos os que existem em sua casa). É mais ou menos isto que se poderia ler no cartão de visita – isto se o miúdo tivesse um – de Rory “Fatal” Branagan, conhecido entre amigos e nos livros como Puto Detetive, alguém cuja terceira aventura chegou às livrarias portuguesas com o nome de “O Grande Golpe” (Porto Editora, 2019) – isto depois dos casos bicudos dos envenenadores e dos cães roubados.
Desta vez somos apresentados às duas escolas da cidade, muito diferentes entre si: a Escola Rei Jorge, tão mas tão chique que até tem póneis para montar; e a Escola São Bartolomeu, onde tudo parece ser mau – até tem uma fábrica velha e feia quase paredes meias. Nesta última, lugar onde Rory estuda, o sonho maior é ter “um baloiço enorme por cima de um desfiladeiro cheio de crocodilos saltadores com autorização para comerem um aluno a cada intervalo“.
Com a directora Birkinstead – perua para os alunos – ausente, cabe ao fixolas professor Meeton decidir de que forma se poderá gastar o dinheiro da próxima festa escolar, tratando de organizar uma festa para angariar o maior montante possível – e que dê para construir um parque de diversões incrível. Uma festa que contará com a participação de Michael Mulligan, o mafioso de serviço da cidade, que anda com um dragão-de-komodo pela trela e se oferece para aumentar em alguns dígitos o montante final – uns parcos 5300 euros que, em donativo mafioso, passarão a 5.3 milhões. O problema é que os 5 mil e trocos acabam por desaparecer, desaparecendo também a vontade de Mulligan em ajudar à festa.
Por esta altura já devem ter adivinhado. Será Rory, na companhia do irmão armado em Sherlock Holmes – e também de uns sempre prestáveis porquinhos-da-Índia -, a assumir a tarefa de desvendar o roubo, tendo como ponto de partida uma lista de suspeitos considerável: Lábio de Lesma, a irmã da directora da escola – e directora da escola dos betos -, Noé Narina, o irmão da Lábio de Lesma eo mafioso Mulligan são os que partem na linha da frente. Isto enquanto tenta descobrir o paradeiro da sua amiga Cassidy “Gata” Callaghan, que desapareceu misteriosamente.
Um livro sobre vencer o medo que inclui muitos truques em cima de bicicletas, sonhos acordados com dinossauros e ilustrações a preto em traço fino, que respiram e sobressaem no imenso branco da página. Continua em grande este Puto.
Sem Comentários