Se tivéssemos de escolher, entre o vasto catálogo da Image, alguns livros que servissem de cartão-de-visita à editora, um deles seria certamente “Primordial” (G. Floy, 2022), uma série de seis capítulos – publicados num volume único – criada por um trio de luxo: Jeff Lemire, Andrea Sorrentino e Dave Stewart.
Em 1961, o Dr. Pembrook, com um doutoramento em Engenharia Eléctrica do MIT e responsável pelo Departamento de Computação Digital, é chamado ao Cabo Canaveral para se juntar ao projecto Tampa de Caneta: um trabalho de limpeza para escolher o que ainda pode ter algum uso militar, uma vez que o governo pretende vender o terreno ao sector privado certo de que a era espacial já era.
Porém, quando do além surge um relatório de Able e Baker, com leituras e sinais vitais no ponto, o cenário muda de figura. Able e Baker foram a resposta americana aos russos que, em 1957 enviaram uma cadela chamada Laika para a órbita da Terra. Able e Baker foram enviados nas últimas missões a Júpiter, mas as coisas aparentemente não correram bem. O mistério é que os relatórios destes primatas foram enviados… 8 minutos após a sua suposta morte. E, agora, estão decididos a voltar a casa. Eles e Laika.
As ilustrações estão impregnadas do espírito sci-fi, a que não falta um gostinho a cogumelo mágico. Numa delas descobrimos uma capa alternativa ao Dark Side Of The Moon dos Pink Floyd, ao estilo de uma edição comemorativa do Boom Festival. Outra coisa que salta à vista é a composição geométrica e o arranjo gráfico, gémea de uma outra série incrível chamada Gideon Falls. Há páginas com rectângulos e outros fragmentos, numa composição onde as explosões de branco trazem à memória o 2001 de Kubrick, e vinhetas picotadas ao estilo de Lichtenstein.
Para o final está guardada uma incrível galeria de capas, assinadas por boa gente como Yuko Shimizu ou Dustin Nguyen, para além de uma galeria a preto e branco para pousar demoradamente os olhos. Um livro sobre a mudança, a formação de um lar e dilemas éticos, naquele que é um dos mais estranhos e cativantes objetos da Image.
Sem Comentários