“Esta obra não é mais do que uma viagem no tempo por uma cidade, que é o Porto.”
Quem o diz é Germano da Silva, a propósito da luxuosa edição de “Porto Revisitado” (Porto Editora, 2014), livro que nos mostra a cidade através das palavras de um dos seus maiores “guias” e cronistas.
Um livro onde participaram alguns dos seus maiores admiradores, portuenses por nascimento ou paixão, e que escolheram algumas das suas crónicas preferidas: Jorge Gabriel, Jorge Nuno Pinto da Costa, Judite de Sousa, Manuel Sobrinho Simões, Pedro Abrunhosa e Sónia Araújo. A estas figuras junta-se a de Pedro Olavo Simões, que opera aqui como uma espécie de primeiro biógrafo de Germano da Silva, apresentando um percurso de vida acompanhado de fotografias, documentos, objectos e recortes de jornal.
Para além dos textos anteriormente publicados noutras edições e que surgem aqui reunidos, há também três inéditos: “A Alma Salgueirista”, “D. Pedro V no Porto” e “António Matos: um Jornalista de Verdade”. Germano que, aos 85 anos, ainda orienta passeios temáticos pela cidade onde participam pequenas multidões. É de homem, carago.
De referir novamente esta belíssima edição, de capa dura, com a lombada das folhas de um tom alaranjado, carregada de fotografias e ilustrações e uma muito bem conseguida composição gráfica. Uma edição de afectos que homenageia, merecidamente, um dos grandes senhores da cidade do Porto.
Sem Comentários