O Grupo Porto Editora apresentou, no passado dia 2 de Setembro nas Galerias de São Bento, as novidades literárias que vão marcar a rentrée literária, guardando para a recta final de 2016 inúmeras figuras da literatura nacional como Mário de Carvalho, Teolinda Gersão ou, ainda, Valter Hugo Mãe, que celebra 20 anos de edição.
Estão também em cartaz nomes sonantes da literatura estrangeira, alguns deles dando continuidade a colecções. Há igualmente uma aposta diversificada na área da não-ficção e os mais novos também não foram esquecidos.
Manuel Alberto Valente destacou desde logo um registo mais ousado e de tom erótico para o mais recente livro de contos de Mário de Carvalho. Setembro trará mais dois livros de José Saramago: uma nova edição para “O Ano da Morte de Ricardo Reis” e “O Lagarto”, um livro que une as palavras de José Saramago e as xilogravuras de J. Borges, mestre brasileiro de arte popular. No mesmo mês chegam às livrarias “Prantos, amores e outros desvarios”, um livro de contos de Teolinda Gersão, e “O evangelho segundo Lázaro”, onde Richard Zimler volta ao romance histórico, Na literatura estrangeira o destaque vai para a estreia de Emma Cline com o aclamado “As Raparigas”, e para o regresso de Jojo Moyes com “Viver Sem Ti”, a sequela do sucesso “Viver Depois de Ti”.
A ficção nacional não fica por aqui e, já em Outubro, a Porto Editora preparou dois eventos que farão a celebração dos 20 anos de edição de Valter Hugo Mãe. Ao mesmo tempo, o autor lança o seu novo romance “Homens imprudentemente poéticos”, uma visão pessoal do Japão. Os eventos terão lugar nos dias 2 e 8 de Outubro, respectivamente na Casa da Música no Porto e no Teatro São Luiz em Lisboa.
Será ainda lançado “Onde nem a beladona cresce“, uma biografia dos GNR, a mediática e vanguardista banda portuguesa. Num registo diferente e com um livro digno de coleccionador, “Livro dos Segredos” vem revelar os mistérios de muitos truques de magia de Luis de Matos. No seguimento da não-ficção, Cláudia Gomes salientou ainda uma edição especial natalícia do Chef Jamie Oliver.
No catálogo infanto-juvenil, os destaques foram para a continuidade da colecção do autor Robert Muchamore, os enredos divertidos de David Walliams ou a nova colecção a cargo de Álvaro de Magalhães.
Nas chancelas Sextante Editora e Assírio & Alvim, os maiores destaques foram para a continuidade de projectos que têm sido bem recebidos e por isso mantidos, como é o caso das edições bilingues de poesia. Nos destaques, João Rodrigues realçou a nova obra de Don DeLillo, “Zero K”, e Vasco David realçou um dos marcos da Assírio & Alvim: a publicação da última obra do recentemente falecido Rafael Chirbes. “Paris-Austerlitz” é o romance final e o mais demorado de escrever, como o próprio autor afirmou.
A continuidade dos Livros do Brasil faz-se com novos títulos, mas o mais importante será aquele que encerra a trilogia Snopes: “A Mansão”, de William Faulkner.
A colecção Vampiro – Os mestres da literatura policial, retirada do esquecimento na edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa, apresentará mais títulos. Quanto à Coolbooks apresentou, como maior novidade, as futuras edições em papel e o reforço na aposta em publicar novos autores portugueses. Ao todo, serão mais de 80 títulos que chegarão às livrarias com o selo do Grupo Porto Editora.
Sem Comentários