Os últimos dias têm sido estranhos para todos, levando ao encerramento de equipamentos culturais habituados a ter em si o rebuliço do mundo. A Culturgest não é excepção e, para combater a inquietude, decidiu trabalhar a partir de casa: ao longo das próximas semanas, dizem-nos, “vamos ver mais futuro através do passado, provocar novas conversas, ver espectáculos, ouvir conferências, descobrir exposições“.
Tudo começa com a celebração do Dia Mundial do Teatro no dia 27 de Março e a transmissão da peça mais vista de sempre na Culturgest: 100% Lisboa. Este espectáculo da companhia Rimini Protokoll pega nas estatísticas oficiais da cidade e dá-lhes um rosto, colocando em palco cem dos seus habitantes. Para ver online esta sexta-feira, 27 de março, às 21h00.
Na semana seguinte, no dia 2 de abril, às 15h00, será apresentada a conferência de Daniel Christian Wahl em live streaming sobre como redesenhar o impacto humano na Terra. O biólogo e especialista em desenvolvimento sustentável defende que o capitalismo já não funcionava para a maioria da população antes da pandemia do novo Coronavírus. Será que com um novo paradigma seríamos mais resilientes ao teste que acontecimentos como o recente Coronavírus apresenta à economia global?
Será também tempo de regressar a Steve Paxton, um dos nomes fundamentais da dança pós-moderna e contemporânea, que passou as últimas seis décadas a pensar e a escrever sobre o movimento. Será recordado o ciclo que a Culturgest dedicou ao bailarino, coreógrafo e pensador americano há cerca de um ano com a conferência que deu e que poderá ser vista no dia 9 de Abril, às 15h00.
Sem Comentários