“Património Natural do Mundo: Ásia” (Círculo de Leitores, 2019) é o quarto volume de uma colecção que reúne fotografias com um elevado grau de espectacularidade, passadas pelo crivo e pela caixa de maquilhagem do Photoshop e que, na companhia de textos informativos e concisos, nos fazem passear por parques nacionais, regiões protegidas, reservas de biosfera mundial e na fauna e flora de lugares que estão, de certa forma, ainda protegidos do turbilhão do mundo.
Trata-se de mais um volume assombroso, que nos apresenta imagens de horizontes com sede de infinito, altitudes extremas, florestas tropicais profundas e ilhas ancestrais, para além de espécies animais tão diversas quanto borboletas que receberam como nome de baptismo “ninfas das árvores”.
No Norte da Ásia e Próximo Oriente, destaca-se a paisagem intocada da Rússia, “terra de tigres, ursos e vulcões“, e do Cáucaso, onde encontramos, na região entre a Turquia e o Irão, “impressionantes paisagens que parecem saídas de contos fantásticos, como as formações rochosas conhecidas por chaminés de fadas, de Goreme“.
Na Ásia Central temos uma sequência rochosa que alcança os 8611 metros de altura no K2 em Caracórum, e “territórios de refúgio para os raros leopardos-das-neves, ursos, lobos, águias e abutres-barbudos“.
O Subcontinente Indiano, que se estende dos Himalaias ao Oceano Índico, reúne “uma fascinante mescla de facetas geológicas, biológicas e culturais“, num lugar caracterizado por três grandes zonas paisagísticas: os Himalaias, “o texto do mundo“; a planície indo-gangética, “atravessada, quais artérias vitais, pelos imponentes Indo, Ganges e Bramaputra“; e as férteis terras altas de Decão.
Por último temos o Sudeste Asiático, caracterizado por “terras altas desamente florestadas, interrompidas pelos vales de grandes rios“. Destaque, na paisagem do norte da Tailândia, para o Triângulo Dourado, lugar de encontro entre as fronteiras da Tailândia, Myanmar e Laos. A colecção ficará completa com a edição do livros “Austrália, Nova Zelândia e Pacífico” e “América”.
Sem Comentários