É um dos mais fascinantes livros ilustrados que chegaram às livrarias neste ano de 2020, escrito e desenhado pela israelita Einat Tsarfati. Nele, uma menina curiosa atreve-se a imaginar o que se esconde por detrás de cada uma das seis portas, que observa enquanto sobe a escadaria do prédio até chegar ao sétimo andar a que se habituou a chamar de lar.
A partir de um pequeno fragmento, que poderá ser um monte de fechaduras, pegadas de lama, uma roda, escuridão profunda, o cheiro a peixe ou “o som de música muito fixe”, esta miúda vai puxar pela imaginação até ao limite, convidando-nos a entrar com ela em cada uma das habitações, tudo para descobrir o que faz e o que motiva cada uma das pessoas escondidas por trás de cada porta.
Cada ilustração é uma obra de arte, seja nos desenhos que acompanham a subida da pequena protagonista, onde no fundo branco são incrustadas pormenores deliciosos – sombrinhas num balde, um roedor entretido com um pedaço de comida, um tapete de entrada, um vaso de plantas, um batente de porta… -, seja nas ilustrações do interior das habitações, verdadeiras revoluções de cor e da arquitectura de interiores onde poderia estar escondido um par de Wallys sem que déssemos por isso.
Um hino à imaginação e ao poder de inventar histórias, sobre aqueles que cumprimentamos por acaso quase sempre seguindo convenções da boa educação, e que vivem ao nosso lado, por cima, ou por baixo: “Os Vizinhos” (Fábula, 2020).
Einat Tsarfati nasceu em Israel e formou-se com louvor em comunicação visual pela Academia Bezalel de Artes e Design, em Jerusalém. Antes de ter o seu próprio estúdio, trabalhou como designer e ilustradora numa das principais empresas de branding do país. Hoje, produz ilustrações para imprensa, livros infantis de outros autores, os seus próprios e revistas e também para brinquedos, aplicativos e outros suportes digitais.
Sem Comentários