O Grupo Almedina, constituído pelas chancelas Almedina, Minotauro, Actual e Edições 70, já fez chegar às livrarias os primeiros títulos de 2020.
“Pede um desejo” | Chris Saunders (Minotauro)
Uma vez por ano, os desejos lançam-se no ar, cheios de esperança, com uma luz sempre a brilhar: O Coelho apanha um desejo pela primeira vez. Tem tanta sorte que consegue logo três! Mas, sem a certeza sobre que maravilhas pedir, pede ajuda aos seus amigos para se decidir. Com os conselhos do Rato, da Raposa e do Urso, o Coelho descobre que pensar nos outros pode trazer a melhor riqueza de todas! Um livro de Chris Saunders, que estudou ilustração na University of Northampton e trabalha em diversos projectos, incluindo livros para crianças. Adora combinar os métodos tradicionais de ilustração com o desenho digital, criando ambientes mágicos.
“Elogio do amor” | Alain Badiou e Nicolas Truong (Edições 70)
Este livro é do princípio ao fim aquilo que o seu título revela: um elogio do amor em forma de uma longa conversa pública, no qual o filósofo francês defende, como Platão, que «quem não começar pelo amor nunca saberá o que é a filosofia». Assim, Alain Badiou, (licenciado em Filosofia pela École Normale Supérieure, esteve na origem da criação da Faculdade de Filosofia da Universidade de Paris VIII com Gilles Deleuze, Michel Foucault e Jean François Lyotard) o filósofo-amante, debate com Nicolas Truong, interrogador sábio e jornalista (dirige a secção «Ideias – debates» do jornal Le Monde), as grandes questões em torno do amor, reconhecendo que o pensamento nunca é inseparável das peripécias violentas que se prendem ao maior de todos os afectos.
“A construção do mundo – religião, representações, ideologia” (Edições 70)
A presente obra, pelo estudo sucessivo das cosmologias e das cosmogonias, das crenças na feitiçaria, dos movimentos religiosos sincréticos que existiram e ainda existem em África, procura abordar numa perspectiva frequentemente negligenciada sob este aspecto alguns problemas fundamentais: relação entre problemática individual e coação social, entre lógica social e ideologia, entre ideologia e
violência. Marc Augé é um famoso etnólogo francês, que participou em diversas missões em África, também na América Latina, e é autor de vários títulos.
“Guia HBR: gestão de desempenho” (Actual)
As abordagens tradicionais para acompanhar o desempenho dos funcionários são cada vez mais criticadas. Um processo cíclico rígido que culmina numa avaliação anual geralmente não impulsiona o envolvimento dos colaboradores nem estimula sua melhoria. Mas, em vez de descartar completamente a prática, deverá encontrar o equilíbrio certo entre flexibilidade e formalidade. O Guia HBR de Gestão do Desempenho fornece as melhores práticas para criar uma abordagem ágil, enquanto obedece a quaisquer procedimentos organizacionais anuais.
“HBR Inteligência Emocional: ouvir com atenção plena” (Actual)
Ouvir é uma capacidade fundamental que os líderes e gestores costumam dar como garantida. Ao aprender a ouvir atentamente, poderá manter os seus funcionários mais empenhados, promover a descoberta de novas ideias e ouvir o que precisa de ouvir numa discussão, ao invés de ouvir o que já está à espera de ouvir.
Sem Comentários