Como manda a tradição, o Deus Me Livro apresenta aos leitores os títulos que as editoras prepararam para o assalto às livrarias nestes primeiros meses de 2019. Seguem-se, à boleia de sinopses e press releases, as novidades cozinhadas pela The Poets and Dragons Society.
—
Literatura Infantil
“Histórias da Maria-dos-Olhos-Grandes e do Zé Pimpão” | Canuto Jorge Glória e Rita Correia
Lançamento: Fevereiro
Um poema ilustrado que nos apresenta a Maria-dos-olhos-grandes e o Zé Pimpão, dois amigos que nos levam a visitar um mundo que apenas se vê com olhos de ver mundo e se sente com pés de sentir a terra. Uma obra para quem é e sempre foi criança e que tem em si o sonho de um mundo melhor. Assume-se como uma obra intemporal, de natureza poética e virtude inabalável.
“Este é o Lobo” | Alexandre Rampazo
Lançamento: Março
Com palavras simples e belas ilustrações, Alexandre Rampazo faz-nos regressar a um mundo onde nos confrontamos com personagens clássicas da nossa infância: o capuchinho vermelho, a avó, o caçador, o príncipe, a princesa e os três porquinhos. Um livro sobre a maravilha da amizade que nos prende e que nos deixa sem respirar até ao último instante.
“O Rei Pequenino” | Taro Miura
Lançamento: Maio
Era uma vez um rei pequenino que vivia num grande castelo guardado por soldados. Todos os dias o rei pequenino jantava numa mesa enorme, montava o seu grande cavalo, tomava banho numa grande banheira e dormia numa cama muito grande. O rei pequenino vivia muito triste e sozinho, até que um dia ele conhece uma grande princesa e pede que ela seja sua rainha. Não muito tempo depois, eles são abençoados com crianças – muitas crianças. Com recortes brilhantes e arrojados e um uso extravagante de colagem, o artista japonês Taro Miura cria uma história espirituosa e comovente, com grande apelo para os leitores grandes e pequenos.
Poesia
“Inês e eu” | D. H. Machado – Ilustrações: LigeiramenteCanhoto
Lançamento: Março
Um leitor que se depara com este livro pela primeira vez irá compreender de imediato a sua força, quase selvagem, e o seu natural afastamento da poesia tradicional. É um punho fechado que fura uma mesa, um peito aberto que se precipita na noite. O leitor é Pedro sem a sua Inês. Este livro oferece página após página uma rebelião poética profundamente pungente.
“Hamlet Rex” | D. H. Machado – Ilustrações: João Fernandes
Lançamento: Outubro
Hamlet Rex conta-nos a história de Hamlet enquanto Rei de uma Elsinore em ruínas e de como a sua consciência o aflige ao contemplar o futuro. É um livro ambicioso que nos remete para uma poesia dramática que têm a virtude de manter uma linguagem tipicamente Shakesperiana, com um discurso metafórico muito peculiar. É interessante ver como como o poeta manipula as palavras e nos concede momentos em que nos transformamos em Hamlet.
Sem Comentários