Como manda a tradição, o Deus Me Livro apresenta aos leitores os títulos que as editoras prepararam para o assalto às livrarias nestes primeiros meses de 2019. Seguem-se, à boleia de sinopses e press releases, as novidades cozinhadas pelo Grupo Leya, nomeadamente as chancelas Oficina do Livro, Dom Quixote, Casa das Letras e Texto.
—
Janeiro
“Os Blumthal – A Histórial Real de Vidas Sacrificadas Às Piores Utopias e Tiranias do Século XX” | José Milhazes (Oficina do Livro)
Lançamento: 29 Janeiro
O jornalista reconstitui a vida dos avós da mulher, Siiri Milhazes. Conta como os jovens idealistas, Erich Sõerd e Leida Holm Blumthal, participaram activamente na introdução da revolução comunista na sua Estónia natal, e depois foram ultrapassados pelos acontecimentos do mundo conturbado e muito violento do século XX e acabaram vítimas, primeiro do regime nazi e depois do regime comunista soviético.
“Um Passeio pela Europa” Fernando d’ Oliveira Neves (Dom Quixote)
Lançamento: 22 Janeiro
Memórias da experiência europeia de um dos mais importantes embaixadores portugueses da actualidade.
“5 Mudanças – Antes, Durante e Depois do Cancro” | Magda Rocha (Oficina do Livro)
Lançamento: 22 Janeiro
A nutricionista, autora de livros como A Dieta Anticancro, fornece respostas muito concretas para quem está a tempo de evitar um diagnóstico oncológico e também para quem se encontra numa fase pós-doença. Com o foco no combate à doença mais mortal dos nossos tempos, identifica os 5 pilares que sustentam a verdadeira mudança para uma vida mais equilibrada, saudável e feliz.
“Os rapazes na gruta: nas profundezas da impossível missão de resgate na Tailândia” | Matt Gutman (Casa das Letras)
Lançamento: Fevereiro
O relato da mais extraordinária missão de resgaste dos últimos anos. Toda a história do resgate dos 12 membros e o treinador da equipa de futebol tailandesa Wild Boars, e dos heróis que os salvaram.
“Os Falcões do Biafra” | Fernando Cavaleiro Ângelo (Casa das Letras)
Lançamento: Fevereiro
A história de como Salazar apoiou, secretamente, os independentistas do Biafra na sangrenta Guerra Civil da Nigéria (1967‑1970). Da bravura de um grupo de aviadores portugueses – Os Falcões do Biafra –, que cruzou o céu africano para entregar ao povo biafrense, cercado, alimentos e medicamentos, armas e munições. E de como a PIDE o seguiu à distância e registou as suas movimentações em Lisboa, Faro, Bissau e São Tomé e Príncipe.
“Sanches Osório, Memórias da Revolução” | Maria João da Câmara (Oficina do Livro)
Lançamento: Fevereiro
Biografia de José Eduardo de Sanches Osório, o oficial católico e monárquico que aderiu ao Movimento dos Capitães desde muito cedo e que esteve no posto de comando do golpe militar do 25 de Abril. O retrato de um homem corajoso e paradoxal que sentiu a Revolução dos Cravos como mais ninguém. Um testemunho vindo do fundo da revolução que põe em perspectiva o rumo tomado pela posterior jovem democracia portuguesa.
“História de Uma Família Decente” | Rosa Ventrella (Dom Quixote Literatura)
Lançamento: Março
Editado em Abril de 2018, em Itália, Rosa Ventrella foi, de imediato, comparada a Elena Ferrante. O romance passa-se na década de 80, em Bari, protagonizado por Maria, uma menina de 12 anos, que cresce apoiada por uma doce mãe e assutada pela violência do pai, Antonio, Vive numa terra sem tempo, num bairro onde os abusos que se sofrem são quase impossíveis de escapar. O seu único apoio vem de Michele, o filho mais novo do clã Sinsangre, uma família rival, cuja amizade, quase fraternal, será determinante para escapar daquele bairro sem história.
“A Morte do Comendador II” | Haruki Murakami (Casa da Letras)
Lançamento: Março
A segunda parte do novo romance de Haruki Murakami.
“A mais breve história da Alemanha” | James Hawes (Dom Quixote)
Lançamento: Março
“São Paulo” | Nicholas Thomas Wright (Dom Quixote)
Lançamento: Março
Biografia definitiva do apóstolo, escrita pelo antigo bispo anglicano, reconhecido conhecedor da Bíblia e autor de bestsellers religiosos. N. T. Wright escreve uma visão radical do apóstolo que inventou o Cristianismo.
“Isto é Matemática 2” | Rogério Martins e Tiago da Cunha Caetano (Texto)
Lançamento: Abril
Novo romance de Domingos Amaral
Lançamento: Abril
“O Espião e o Traidor, a Grande História de Espionagem da Guerra Fria” | Ben Macintyre (D. Quixote)
Lançamento: Junho
O autor de “Jogo Duplo, A verdadeira história dos espiões do Dia D passou por Lisboa”, editado pela Dom Quixote, regressa com o relato das odisseias de Oleg Gordievsky, o agente russo que integrou o M16 e cuja deserção ajudou a por termo à Guerra Fria.
Sorte do Diabo |Ian Kerhshaw (Dom Quixote)
Lançamento: Setembro
A História da Operação Valquíria contada pelo mais conceituado historiador do nazismo.
“História Politica do Mundo” | Johnatan Holstag (Dom Quixote)
Lançamento: Setembro
Três mil anos de história do mundo examinam as causas da Guerra e as constantes procuras da paz.
Novo romance de Francisco Moita Flores (Casa das Letras)
Lançamento: Setembro
“Churchill: Walking with Destiny: The Biography” | Andrew Roberts (Texto)
Lançamento: Outubro
O historiador britânico, autor de “Tempestade de Guerra”, estará em Lisboa, nos dias 17 e 18 de Outubro, para promover o livro que entrou nas listas de melhores livros de 2018 do The New York Times, Wall Street Journal e The Economist.
“O Mundo Secreto 2” | Christopher Andrew (Dom Quixote)
Lançamento: Outubro
Segundo volume da história da espionagem que a Dom Quixote começou a editar em 2018. De 1909 até aos nossos dias, passando pelos espiões da II Guerra até à Guerra Fria.
Sem Comentários