Como manda a tradição, o Deus Me Livro apresenta aos leitores os títulos que as editoras prepararam para o assalto às livrarias nestes primeiros meses de 2019. Seguem-se as novidades cozinhadas pela Companhia das Ilhas, à boleia de sinopses e press releases.
—
Em 2019, a Companhia das Ilhas prevê publicar mais de 40 títulos. Além da continuação da obra completa de Vitorino Nemésio (mais 4 volumes, em colaboração com a Imprensa Nacional), o Catálogo da Companhia incluirá importantes nomes da literatura portuguesa: Inês Lourenço (com novas micro estórias), Paulo da Costa Domingos e Rui Baião (novos originais e poesia reunida), Ramiro S. Osório (novos originais reunidos), Carlos Alberto Machado (livro de contos e novo romance), Urbano Bettencourt (selecção poética), José Amaro Dionísio (reunião de toda a sua obra), a prosa de Manuel João Gomes e nova obra de Jorge Fazenda Lourenço (sobre Sena), entre outros a destacar em devido tempo.
No primeiro trimestre do ano, a Companhia das Ilhas publicará 4 livros de poesia: “Classico“, de José Ricardo Nunes, que assim regressa à Companhia das Ilhas, depois de “Confissões”, livro de contos de 2013 e de “Três Oito e Setenta e Cinco”, poesia, de 2015; também de volta à editora (publicou com a Companhia das Ilhas o livro “A Ração da Noite”, em 2016), a poeta Catarina Costa, com “Essas Alegrias Violentas“; mais um voltar a casa: uma das revelações poéticas da Companhia das Ilhas (“O Fardo do Homem Branco”, 2103, “La Mariée Mise À Nu”, 2017): Madalena de Castro Campos, com “A Gun in the Garland“; FS Hill publica pela primeira um livro seu na Companhia das Ilhas (mas integrou a antologia “O Desejado, Robot Bimby”, organização de Jorge Corvo Branco): “Animal Vegetal“; Alexandre Sarrazola regressa com a sua singularíssima prosa (depois de “Kinderszenen” – 2012 – e “Smalloch” – 2018): “Triq Gatto Murin“.
O segundo volume da Obra Completa de Vitorino Nemésio – que integra “Amor de Nunca Mais” (teatro), e os contos de “Paço do Milhafre” e de “O Mistério do Paço do Milhafre” – vai em Janeiro para as livrarias (a edição é de Dezembro de 2018). O terceiro volume, que reúne “Sob os Signos de Agora”, “Conhecimento de Poesia” e “Elogio Histórico de Júlio Dantas”, deverá sair no final de Março.
Datas dos lançamentos:
Janeiro
“Classico”, de José Ricardo Nunes (atenção: é mesmo Classico, e não Clássico)
“Amor de Nunca Mais” / “Paço do Milhafre” / “O Mistério do Paço do Milhafre”, de Vitorino Nemésio
Fevereiro
“Animal Vegetal”, de FS Hill
“A Gun in the Garland” , de Madalena de Castro Campos
Março
“Sob os Signos de Agora”, “Conhecimento de Poesia” e “Elogio Histórico de Júlio Dantas”, de Vitorino Nemésio
“Essas Alegrias Violentas”, de Catarina Costa
“Triq Gatto Murin”, de Alexandre Sarrazola
Sem Comentários