“No preciso momento em que a professora Alice anunciou que iam chegar dois migrantes, deu o toque de saída nós corremos porta fora”. É assim que começa o incrível livro “Os Migrantes” (Kalandraka, 2023). Os dois irmãos não entenderam bem a mensagem da professora. Dois migrantes? O anúncio não saía da cabeça dos jovens. Que significará «migrantes»? Um tipo de bolo? Um animal de estimação? Seriam ouriços? Palíndromos? O que será?
O desconhecido atormenta os espíritos dos irmãos. Curiosos, mas também ansiosos e nervosos, mal conseguem dormir. De manhã, pensam em dizer que estão doentes para não irem à escola, mas a curiosidade cresce e decidem arriscar. Entram no carro da mãe e seguem para a escola. As “pernas tiritavam”. Olharam para o céu e deram as mãos, com muita força. Entraram na sala e, rapidamente, entenderam o significado da palavra «migrantes». E que boa surpresa! “Os Migrantes” oferece-nos o olhar de duas crianças sobre outras geografias, outras formas de viver e de ser. Sobre o desconhecido – ou será sobre o conhecido?
As ilustrações realistas, coloridas e de grande expressividade, ampliam a candura da infância e dão vivacidade ao belíssimo texto. As guardas, iniciais e finais, nascem de um detalhe do texto, da imaginação, da inocência e da pureza do pensamento. Um livro para ler e dar a ler, para combater os receios perante o desconhecido.
Marcelo Simonetti (Chile, Valparaíso, 1966) é escritor e jornalista chileno. Trabalhou em meios como a revista Sábado ou o diário El Mercurio, para além da televisão. Entre a sua produção literária encontram-se romances, contos e álbuns ilustrados. Foi galardoado com prémios como o La Felguera (1999), o Municipal de Santiago (Chile, 2003), o Casa de América (Espanha, 2005), o Mejores Obras Literarias (Chile, 2014), ou o Marta Brumes (2019). No seu podcast Tilde, vocacionado para a escrita, também entrevista escritores.
Maria Girón (Barcelona, Espanha, 1983) estudou Belas-Artes na Universidade de Barcelona, completou a sua formação em Bolonha e Sevilha, tendo-se posteriormente especializado em Ilustração na Escuela Llotja. Ilustrou diversos livros, muitos deles traduzidos em diferentes línguas. Em 2010 foi seleccionada para participar na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, numa exposição colectiva sobre Gianni Rodari. Voltou a participar nessa mesma feira em 2017, numa mostra dedicada à cultura catalã.
Sem Comentários