É, no que à juventude diz respeito, um clássico dos clássicos, que tem atravessado gerações com livros que vão mudando de formato, capas, papel e tamanho de letra. Escrita pela inglesa Enid Blyton e publicada entre 1942 e 1963, Os Cinco – The Famous Five na versão original – é o nome de uma das mais famosas séries literárias de mistério e aventura para crianças, composta por 21 títulos e que foi adaptada para cinema e televisão. Quase oitenta anos depois, chega a vez da banda desenhada francófona prestar o seu tributo a Blyton, numa colecção que espreme de forma sumarenta cada volume num álbum de grande formato ao estilo de Tintin ou da dupla Blake & Mortimer.
O primeiro volume é “Os Cinco e a Ilha do Tesouro” (Oficina do Livro, 2020), onde pela primeira vez o gabarolas e quase sempre adoentado Júlio, o espertalhão e descuidado David e a hiperactiva Ana vão passar férias a casa da Tia Clara, onde conhecem a prima Zé, uma verdadeira maria-rapaz, e o seu fiel cão Tim – grupo que irá formar Os Cinco.
A família de Zé é proprietária da Ilha de Kirrin, uma herança que descende do tetravô Henry John Kirrin, e que contempla também um castelo em ruínas que faz pensar num tesouro escondido. Uma ideia que cresce ainda mais quando descobrem os destroços do galeão do tetravô, que esteve no mar durante três séculos. A rapidez será fundamental, uma vez que o grupo de amigos não estará sozinho nesta corrida ao tesouro.
“Os Cinco e a Passagem Secreta” (Oficina do Livro, 2020) mostra que as férias nem sempre são apenas sol e água, uma vez que o Casal Kirrin decidiu, depois das más notas de alguma parte da canalha, contratar um perceptor para os pôr a trabalhar. Porém, quando descobrem uma passagem secreta sob a casa, Os Cinco envolvem-se em mais uma aventura onde há figuras suspeitas como um arquitecto de monumentos históricos, mensagens encriptadas ou armários secretos. E, claro, o sempre deslocado Tio Alberto, que mostra sempre muita relutância em acreditar neste clube dos cinco. Uma adaptação aos quadradinhos que mantém viva uma série de culto e a apresenta a uma nova geração.
Sem Comentários