Davide Cali e Marco Somà são, futebolisticamente falando, uma dupla atacante capaz de fazer tremer os defesas adversários. Em “A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés” (bruáa), livro de 2012, introduziram os mais novos ao universo da política moderna, mostrando-lhes o desejo obsessivo pelo poder, a hierarquização da sociedade, o estado de corrupção e o compadrio e a ânsia por uma revolução que pudesse alterar a mecânica social – qualquer coisa como “A Quinta dos Animais” para as novas gerações. Agora, quase uma década depois, batem-nos à porta no papel de “O Vendedor de Felicidade” (Nuvem de Letras, 2021).
Neste álbum de grande – gigante – formato, acompanhamos a história do Senhor Pombo, um vendedor de felicidade reconhecido, ao longe, pela distinta sineta da sua distinta, barulhenta e velha carrinha. Em frascos pequenos, grandes e de tamanho familiar, o Senhor Pombo vende, a troco de algumas moedas e notas, doses de felicidade. Mas nunca com descontos ou cedendo a promoções, isto porque “a felicidade não se entrega a metade do preço!”.
Davide Cali mostra-nos o universo de cada um dos moradores desta árvore gigante e, com isso, toca de forma leve no tema das diferenças de classe, mas também no universo da banha da cobra ou da homeopatia, fazendo lembrar os crentes que vão comprando e abrindo as garrafinhas com o ar abençoado de Fátima para se sentirem mais perto do céu. A lição mais importante, porém, é esta: a felicidade, mais do que o dinheiro, é tão somente aquilo que decidimos fazer com as nossas vidas.
As ilustrações de Marco Soma são incríveis, quadros de inspiração clássica onde a exuberância natural se funde com a arquitectura humana, criando objectos, casas e decorações que são um triunfo da imaginação, um lugar harmonioso onde nos apetece morar. Um livro incrível.
Davide Cali é um autor italiano nascido na Suiça. Publicou vários livros infantis, caracterizados pelo seu sentido de humor transbordante e pela sua imaginação sem limites. A sua obra foi várias vezes premiada, e as traduções dos seus livros foram publicadas em mais de trinta países. Davide é também um ávido guitarrista e membro fundador da banda The Bacon Brothers.
Marco Somà nasceu em Itália em 1983. É um premiado ilustrador de livros infantis, tendo as suas ilustrações sido seleccionadas em vários concursos internacionais, nomeadamente em feiras do livro e festivais em Bolonha, Bratislava e Nova Iorque.
Sem Comentários