Continua em muito bom ritmo a publicação de livros com a assinatura de Maurice Sendak pela Kalandraka. Depois de títulos como “Ursos”, da trilogia “Onde vivem os monstros”, “Na cozinha da noite” e “O que está lá fora” e da série “Urso Pequeno” – ilustrada por Sendak -, chega agora às livrarias “O recado de Rosie” (Kalandraka, 2016).
Publicado em 1960 e tendo como cenário Brooklyn, o bairro da infância de Sendak, o livro tem como protagonista Rosie, uma pequena com uma imaginação tão fértil que quase atinge o ponto de delírio. “Se quiseres saber um segredo, bate três vezes”, anuncia Rosie antes de se transformar em Alinda, a cantora maravilhosa que, para um espectáculo de gabarito no seu quintal, irá contar com a preciosa ajuda de Cha-Charoo – ou, como indica o BI, da amiga Kathy -, a dançarina das Arábias mais conhecida do bairro.
Nestas páginas não há limites para a imaginação, valendo tudo no que diz respeito à brincadeira (e às profissões): cantoras, dançarinas, bombeiros, cowboys mas, também, foguetes vermelhos e prateados para terminar o dia em grande.
Percorrendo o território mágico da criancice, capaz da mais pura e rápida transformação humana, Sendak apresenta uma paleta de emoções humanas, conferindo a um território urbano uma dimensão acolhedora propícia a um cúmplice ambiente familiar.
Do ponto de vista visual, destaque para a expressividade das ilustrações, tanto no retrato das personagens como da representação do lar (doce lar). O livro acabou por ser adaptado à televisão em 1975 com o título “Really Rosie”, tendo o próprio Sendak colaborado no guião e nas letras das canções.
Sem Comentários