“O que nos torna humanos” (Fábula, 2024) é um livro que nos abraça, que nos retira o fôlego, que questiona e nos obriga a reflectir. Um livro que todos precisávamos de ler – e que necessitamos de dar a ler.
O leitor será surpreendido ao abrir este livro esteticamente belíssimo, com um texto (inicialmente) misterioso e poético que, paulatinamente, se vai desocultando e aclarando a sua intencionalidade. Trata-se de uma ode à língua, às diferentes línguas. Existem cerca de 7164 línguas vivas no mundo e estima-se que, pelo menos, metade se extinga até ao ano de 2100. Se tal acontecer, não é só a língua que morre, mas uma cultura que se silencia, uma história que deixa de ter voz, que deixa de ser escutada e na qual a expressão dos afectos e vivências deixam de ter a possibilidade de se exprimir. A humanidade ficará mais pobre. Temos de estar atentos e preservar a língua, as línguas. A linguagem humaniza-nos. Permite-nos criar laços e escrever o futuro.
“Estou em toda a parte. Em cada país, em cada cidade, em cada escola e em cada casa. (…) No início, eu era apenas uma. (…) podes encontrar-me em vários formatos e aspetos diferentes. As minhas diversas formas existem aos milhares no mundo. Algumas são jovens; outras, bastante velhas. (…) Algumas estão a desaparecer rapidamente.”
A mensagem deste texto é significativa, tanto que a UNESCO decidiu que este seria o livro infantil oficial da Década Internacional das Línguas Indígenas da UNESCO. Uma obra que está traduzida em mais de 20 idiomas, com muitas das edições estrangeiras sendo co-publicadas com a UNESCO. As fabulosas ilustrações de Anna Forlati ampliam a mensagem do texto, enfatizam a relevância da língua, a sua diversidade e riqueza. Um livro fabuloso.
Victor D. O. Santos nasceu no Brasil, onde viveu até aos 25 anos. Esteve a viver na Alemanha e Países Baixos durante alguns anos, depois mudou-se para os EUA, onde fez o doutoramento em linguística. Aqui assentou e aqui desenvolve o seu trabalho como linguista profissional e autor premiado de livros ilustrados. “O que nos torna humanos” foi seleccionado para o dPICTUS – The Unpublished Picture Book Showcase 4 -, de 2022, para o prestigiado catálogo The White Ravens, em 2023 – como uma das 200 melhores publicações infantis lançadas mundialmente nesse ano -, e para uma exposição especial durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha de 2023.
Anna Forlati é uma ilustradora italiana e professora de ilustração na Escola de Ilustração Ars in Fabula, em Macerata (Itália). Sentiu, desde sempre, um fascínio por línguas e estudou Grego Clássico e Latim. Actualmente aprende Árabe.
Sem Comentários