À pergunta “O que é um Rio?” (Fábula, 2024), provavelmente responderíamos dizendo que se trata de um curso de água, que flui por gravidade em direcção a um oceano, um lago, um mar ou um outro rio. O deslumbrante livro de Monika Vaicenavičienė prefere responde com beleza e emoção. De forma elegante, encontramos poesia, diferentes geografias, uma imensidão de sensações, memórias e simbologias para responder a tão simples questão.
A singela pergunta da neta à avó, enquanto estão sentadas à margem do rio, inquieta o leitor e convida-o a reflectir. Será que um rio é fio que borda o nosso “mundo com padrões maravilhosos, cosendo histórias umas às outras, unindo lugares, épocas e pessoas”? Ou será antes uma viagem? Uma casa? Um ponto de encontro? Um sinal de renovação? Ou simplesmente um nome?

Há rios que são verdadeiros enigmas e guardadores de grandes segredos – o que esconderão nas suas profundezas? Há rios que nos oferecem fragrâncias inesquecíveis. Há rios poderosos, autênticas forças de Natureza – e que, por isso, oferecem aos Homens energia, mas também podem trazer destruição e alterações dos ecossistemas. Há rios que nos encantam, nos inspiram e apaziguam.
“O que é um Rio?” é uma longa e belíssima viagem de exploração dos múltiplos sentidos e significados do(s) rio(s) – uma homenagem. O texto escrito à mão, em letra maiúscula, dá enfase ao grito de alerta em defesa de todos rios por esse mundo fora.

Monika Vaicenaviciene, autora e ilustradora, oferece-nos um livro multipremiado num formato híbrido, que oscila entre o álbum ilustrado e o informativo, onde a poesia habita em cada página. A ilustração, em página dupla, amplia o significado do texto e apresenta um traço minucioso com múltiplos pormenores. As guardas iniciais presenteiam flores e arbustos, linha e agulha de bordar, enquanto as finais apresentam o esboço do desenho a bordar, inspirado na belíssima história do(s) rio(s). O facto de ser um esquisso poderá significar que a pergunta – O que é um rio? – continua em aberto, aguardando por mais respostas.
Vaicenaviciene é uma premiada ilustradora e autora de livros infantis, que nasceu a Lituânia e vive na Suécia. Em 2018, ganhou o Prémio Internacional de Ilustração para novos talentos, conferido pela Associação de Ilustradores (AOI), no Reino Unido. O livro “O que é um Rio?” ganhou o prémio Andersen na categoria livro de não-ficção, em 2020, e foi finalista de importantes prémios internacionais e seleccionado como um dos melhores livros de 2021 pelo The Washington Post. Foi traduzido para 20 países.
Sem Comentários