Uma questão de identidades trocadas. É esta a única explicação que a pequena e também narradora desta história encontra para o facto de a sua irmã ter ficado, como que de repente, tão estranha. Para além de estar mais alta, aborrecer-se em muitas ocasiões, usar a palavra “não” com demasiada frequência, deixar de se interessar por coisa bonitas, ter-se tornado uma pessoa cheia de segredinhos e adoptado o hábito irritante de bater com a porta do quarto, deixou também de querer brincar com a sua irmã mais nova.
Simona Ciraolo, autora e ilustradora italiana – de quem anteriormente a Orfeu havia publicado “Quero um abraço” -, é formada em Cinema de Animação e em Ilustração de Livros para Crianças pela Cambridge School of Arts. Em 2014 levou para casa o Sebastian Walker Prize for Ilustration, tendo o júri destacado o seu particular uso da cor, o sentido de humor e as belas composições gráficas dos seus livros.
Neste “O que aconteceu à minha irmã?” (Orfeu Negro, 2016), Simona Ciarolo apresenta uma história comovente sobre o crescimento e a mudança de atitude entre duas irmãs com quase uma geração entre elas onde, para além do humor, há momentos que navegam entre a profunda tristeza e a alegria descontrolada, lembrando que, por muito que as vidas mudem e as necessidades de cada uma se alterem, haverão sempre laços que se manterão bem apertados.
As ilustrações são fantásticas, partindo do ponto de vista da irmã mais pequena para mostrar um mundo que lhe parece querer fugir debaixo dos pés, tudo isto através dos pequenos detalhes, das expressões dos rostos e da utilização rigorosa das cores e dos contrastes cromáticos. Para ler, não vá o diabo da literatura tecê-las, de lenço na mão.
Sem Comentários