Continua em muito bom ritmo a colecção que tem, como herói improvável, um pombo rebelde, teimoso e muito agitado. Depois da publicação de “Não Deixes o Pombo Ficar Acordado até Tarde!”, “Não Deixes o Pombo Guiar o Autocarro!” e “O Pombo Precisa de um banho!”, chega agora às livrarias o quarto volume intitulado “O Pombo Quer um Cãozinho!” (Booksmile, 2016), escrito e ilustrado por Mo Willems.
Nesta nova aventura, o pombo chega decidido e com uma das vontades mais comuns e partilhadas pelos mais novos: ter um cãozinho. Tratando o leitor por tu enquanto o olha fixamente sem vacilar, o pombo está verdadeiramente empenhado, mas não consegue deixar escapar algumas tiradas que mostram que, talvez, não esteja assim tão preparado para cuidar de um animal. Promessas como dar-lhe água uma vez por mês, fazê-lo apanhar muito sol ou torna-lo no seu parceiro de ténis não indiciam um cuidador com muita sensatez. Estará a realidade acima das expectativas? Ou será que os objectos de desejo mudam com uma facilidade tremenda?
Enquanto autor e ilustrador, Mo Willems já levou para casa três menções honrosas do Caldecott Award, o mais importante prémio de literatura infantil nos Estados Unidos da América. A sua carreira teve início na Rua Sésamo, onde ganhou seis prémios Emmy como argumentista. E, reza a lenda, que em todos os livros que ilustrou existe um pombo escondido. Nas suas palavras, “o Pombo odeia os livros que não são sobre ele. Por isso, esconde-se em todos os que eu ilustro”. Como não amar este pombo?
Sem Comentários