Escrito pelo norueguês Jostein Gaarder – e publicado em 1991 -, “O Mundo de Sofia” tornou-se num dos mais sérios casos de sucesso literário dos anos 90. Traduzido para mais de 60 línguas, o romance teve sua primeira edição em Portugal em 1995, estando actualmente na sua 36.ª edição com o selo da Editorial Presença.
Híbrido entre o romance e um iniciático manual de filosofia, o livro é protagonizado por Sofia – Sofie Amundsen na versão norueguesa -, uma adolescente de 14 anos que vive com a sua mãe, estando o pai – entretanto falecido – fora a maior parte do ano, trabalhando como capitão de um navio petroleiro. A vida de Sofia vê-se transformada quando recebe, na caixa de correio, duas mensagens anónimas: “Quem és tu?” e “De onde vem o mundo?”. A partir daqui, o leitor será convidado para um curso intensivo e resumido de filosofia por correspondência, onde há espaço para os pré-socráticos, Sartre, Santo Agostinho ou Hobbes, figuras com quem Sofia vai interagindo como se tivesse descido pelo buraco que vai dar ao país das maravilhas descoberto por Alice.
Com o selo da Elsinore, numa edição que chega em grande formato servido em capa dura, chegou às livrarias “O Mundo de Sofia: Novela Gráfica 1” (Elsinore, 2022), onde Nicoby e Vincent Zabus adaptam livremente, para novela gráfica, a obra de Gaarder, conseguindo manter a vibração original mas acrescentando-lhe muitos dos temas e preocupações dos jovens de hoje: as alterações climáticas, o movimento #metoo, a igualdade de género ou a necessidade de arrasar com o ainda dominante patriarcado.
Acima de tudo, Nicoby e Vincent Zabus conseguem manter vivo o propósito de Jostein Gaarder, desafiando os jovens – e não tão jovens – leitores a manter, ao longo da viagem terrena, a curiosidade desperta, bem como a capacidade de se admirarem diante das coisas da vida. O melhor de tudo é que a viagem irá continuar num próximo volume, ficando no ar a promessa de Sofia: “Olhem que as surpresas ainda não acabaram!!!”. Aguardemos pelo próximo volume.
Jostein Gaarder nasceu em 1952, em Oslo. Foi professor de Filosofia e História das Ideias em Bergen, Noruega, mas acabou por se dedicar à sua carreira literária. Graças ao seu romance sobre a História da Filosofia, “O Mundo de Sofia”, traduzido em mais de 60 línguas, cimentou a sua reputação junto da crítica e do grande público.
Vincent Zabus vive em Namur. Primeiro professor de Literatura e Filosofia na Bélgica, depois dramaturgo e autor de banda desenhada, em “O Mundo de Sofia” combina duas das suas grandes paixões: contar histórias e a filosofia.
Nicoby (ilustrador) vive em Rennes. Publicou inúmeras bandas desenhadas, em vários géneros, estilos e formatos, desde a autobiografia à aventura, passando pela crónica social e o humor, em álbuns e na imprensa, para a Revue Dessiné ou Spirou.
Sem Comentários