Depois de “O Melro Artista” e “O Período Azul do Melro”, o melro está de volta. Marion Deuchars surpreende-nos com mais uma história, desta vez passada no fantástico mundo da Arte Pop.
“O Melro e a Arte Pop” (Bizâncio, 2022) conta-nos a história de Gil, o grande escultor. Todos falam dele e o conhecem. Todos… menos o Melro: “Gil, quem? (…) Mas o Melhor artista sou Eu!”, afirma de forma categórica. Cada vez mais curioso, decide então conhecer o artista de que todos falavam.
Espanto, estranheza, que arte é esta? Escultura? Parece que são objectos comuns, apenas têm maiores dimensões. Irritado, Gil lança um repto ao Melro para que se possa apurar o melhor artista. As lágrimas foram visíveis e os pedidos de desculpas ouvidos, mas a história não acaba assim: para surpresa de todos, uma nova ideia surge.
A ilustração da Marion Deuchars, inspirada no movimento da Pop Art e em obras de artistas como Claes Oldenburg e Jeff Koons, é visível na explosão de cores. As guardas padronizadas, iniciais e finais, dão ao leitor pistas para explorar algumas obras, e questionar, afinal, o que é a arte.
“O Melro e a Arte Pop” permite a exploração de um movimento artístico do mundo da arte, mas é também uma história sobre a amizade e a importância do trabalho de equipe e da colaboração.
Marion Deuchars é uma ilustradora premiada, de reconhecido prestígio internacional. Natural da Escócia, vive em Londres. “O Melro Artista” foi o seu primeiro livro ilustrado para crianças.
Sem Comentários