Se gosta de livros de aventuras e é amante de aviação, não poderá perder “O Grande Círculo” (Porto Editora, 2022), o romance épico, ambicioso e envolvente escrito por Maggie Shipstead, que integrou a shortlist de 2021 do Book Prize – um dos mais importantes prémios literários atribuídos a uma obra de ficção.
Escrito ao longo de sete anos, “O Grande Círculo” é um livro bem escrito, envolvente, detalhado e curioso, que permite ao leitor viajar, de forma alucinante, entre vários continentes. Nessa viagem, ficará a conhecer Marian Graves, a aviadora ousada, arrojada e audaz que voou à volta do mundo, de norte a sul, nos anos do pós-Segunda Guerra Mundial, determinada a traçar o seu próprio destino a qualquer preço. Uma viagem aos dias da Lei Seca e da Segunda Guerra Mundial, do Montana a Londres e à Hollywood dos nossos dias.
“O Josephina Eterna ardia como uma pira flutuante, uma jangada em chamas. Estava a inclinar-se muito lentamente para estibordo como que a deitar-se para adormecer no mar. As águas negras estavam tranquilas. O denso nevoeiro azulado do amanhecer irradiava o brilho do fogo. (…) Era essa água que, muito lentamente, estava a inclinar o navio sobre um dos lados e a puxar a proa para baixo. Os motores estavam parados e os propulsores imóveis. O fumo subia pelas escadarias e os passageiros subiam com ele de roupa branca de dormir, como se já fossem fantasmas. (…) Reinava o caos no convés. Membros da tripulação munidos de megafones gritavam ordens por entre a agitação dos passageiros, o ruído das manivelas dos guindastes e os silvos de vapor. (…) Desceu as escadas inclinadas e saiu por uma porta de aço inclinada, pressionando o trinco com o cotovelo e empurrando-a com o ombro. As cabeças dos gémeos baloiçavam de forma alarmante e os seus corpos larvais eram pesados.”
Depois de resgatados, ainda bebés, de um transatlântico que afundou, em 1914, Marian e Jamie Graves são criados pelo tio, em Missoula, Montana. É neste estado do oeste dos Estados Unidos da América, conhecido pelas Montanhas Rochosas e as Grandes Planícies, que a grande narrativa se centra em Marian Graves, mulher corajosa, destemida e determinada, que se vai cruzando com muitas outras personagens, geografias, vivências e sensações singulares. O livro irá ser fonte de inspiração para uma série televisiva, produzida pela Picturestart, e terá Maggie Shipstead como produtora executiva.
Sem Comentários